Inscrições podem ser feitas até 10 de junho; atividade marca início do Núcleo de Formação em Gestão em Políticas Culturais
A Secretaria de Cultura de Santo André oferece, a partir deste mês, curso gratuito de formação e capacitação em redes cívicas e cidadania digital. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (10), por meio do formulário disponível em https://bit.ly/Inscrições_CidadaniaDigital. As vagas são limitadas e a aula inaugural acontece no próximo dia 14 de junho em sala virtual.
“A cidadania digital é hoje um âmbito de pesquisa transdisciplinar que se concentra sobre a superação do projeto político ocidental e o início de uma nova cultura de governança em redes complexas, caracterizadas por interações em arquiteturas não mais compostas apenas por sujeitos e objetos”, explica o Prof. Dr. Massimo di Felice, coordenador da equipe Atopos-USP, instituição que conduzirá o curso.
Serão seis módulos ministrados de forma híbrida, com conteúdos gravados e encontros síncronos. Cada etapa será composta por uma videoaula com duração de 30 minutos, três podcasts de dez minutos e uma aula online ao vivo. Também serão disponibilizados materiais adicionais: bibliografia, filmografia e artigos científicos em pdf. A cada módulo, os participantes terão 15 dias para acessar os conteúdos – já que as aulas online ao vivo ocorrerão quinzenalmente, às terças-feiras, sempre às 14h30. Nelas, os alunos terão a possibilidade de debater o conteúdo com o professor.
O conteúdo dos módulos são: Redes digitais: muito além das mídias (A história da web como história da conectividade, Datification: o comum digital, Modelos de redes); On-life: nem real nem virtual (On-life e a quarta revolução digital, A época da hiper história: a qualidade emergente das redes digitais, Fake News e a construção das narrativas nas redes digitais), Redes cívicas (Net-ativismo, Direitos humanos digitais, Plataformas para a cidadania); O local digital da cultura (A digitalização dos saberes locais, Diversidade, empoderamento e protagonismo, A cultura digital como recurso); Redes culturais (Cultura hacker, Redes culturais de música, Redes culturais de teatro) e E-government (Digitalização dos serviços e atendimento on-line, Orçamento participativo on-line, Formação on-line).
Sobre o Atopos
O curso de Cidadania Digital é uma realização da Secretaria de Cultura de Santo André com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo, uma rede de pesquisadores e docentes que estudam os diversos significados e aplicações das redes digitais.
Formação em Gestão e Políticas Culturais
O curso marca o início das atividades do Núcleo de Formação em Gestão e Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Santo André. Previsto no Sistema Municipal de Cultura (SMC) e no Plano Municipal de Cultura (PMC), trata-se de uma iniciativa inédita em administrações municipais que oferecerá um curso central em gestão cultural, além de palestras e seminários.
O núcleo abordará temas como políticas e gestão cultural, produção cultural, formação cidadã, empreendedorismo cultural, economia criativa, captação de recursos e mecanismos de financiamento. As atividades serão voltadas para funcionários públicos, professores, integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e demais interessados.