Além do espaço adequado, serviço recebeu equipamentos modernos de comunicação que garantem agilidade nas informações entre ambulâncias e serviços de saúde
Prestes a completar 18 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Diadema foi contemplado com a reforma na sede própria e modernização do sistema de comunicação. A entrega oficial do prédio reformado, localizado no anexo do Quarteirão da Saúde, foi realizada no último dia 15, em visita do prefeito José de Filippi Junior, da secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto,e de outras autoridades ao serviço.
A sede do SAMU ganhou modificações que permitem melhor fluxo de trabalho como a reorganização da sala de Regulação (setor em que são avaliadas as demandas e direcionadas cada tipo de ambulância) que passa a funcionar em um único ambiente. Melhorias como instalação de ar condicionado, persianas para controle de insolação, nova identidade visual e pintura interna e externa e novo mobiliário proporcionam mais conforto e segurança para os profissionais.
A substituição dos equipamentos por itens mais modernos como novo PABX, com gravação e identificação adequada dos chamados, tablets integrados com o sistema de gestão (informação em tempo real) e localização das ambulâncias por GPS, além de comunicação com a equipe da ambulância por aplicativo em smartphone otimizam o tempo de atendimento e melhoram a assistência prestada à população.
“A Saúde em Diadema é nossa prioridade. Ainda temos desafios, mas ações como o programa UBS Nota 10 (voltado para as Unidades Básicas de Saúde) e a revitalização e o fortalecimento do SAMU têm feito a saúde avançar na nossa cidade e faremos muito mais”, afirmou o prefeito, José de Filippi Junior.
“Podemos apontar como ponto central a modernização dos instrumentos de comunicação com a implementação de novas ferramentas tecnológicas que trazem mais qualidade e agilidade ao serviço ofertado. Outro destaque é a revitalização da estrutura predial que possibilita um ambiente de trabalho mais humanizado para os trabalhadores e que vai refletir diretamente na prestação de atendimento melhor à população”, afirmou a secretária de saúde, Dra Rejane Calixto.
Foram investidos aproximadamente R$10 mil do orçamento municipal para pintura e readequação dos espaços, em melhoria realizada pela equipe de zeladoria, e R$ 88 mil, que fazem parte dos recursos do contrato de gestão com a SPDM e contemplou a aquisição de mobiliário, computadores e aparelhos de comunicação.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Diadema foi criado em 7 de julho de 2004 e possui, atualmente, uma equipe com 130 profissionais. Em média, o SAMU recebe 2.360 chamadas por mês. Dessas, 64% dos casos necessitam de envio de ambulância. A maioria dos chamados é relativa a quedas, agravos de doenças cardiovasculares e acidentes de trânsito.
Serviço:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Telefone: 192