X

Futebol de Mauá se despede de um símbolo do esporte local

Em luto, o esporte mauaense se despediu na tarde da quinta-feira (18) de um de seus símbolos, militante do esporte, ex-atleta, dirigente, gestor público e, sobretudo, figura exemplar dentro e fora dos campos de futebol, em especial do Juá do Zaíra, clube que dedicou boa parte de sua vida esportiva. Em repetição ao enunciado de matéria publicada nesta Imprensa ABC em 15 de maio de 2021, ‘a homenagem da semana vai para o amigo Aparecido Vicente Dias, o popular Tchaca, um verdadeiro militante do esporte amador de Mauá e que marcou época na história do futebol varzeano da cidade’.

Com 58 anos de idade, Aparecido Vicente não era natural de Mauá, mas adotara a cidade em 1978 vindo com seus pais e irmãos de Jales, no interior paulista; com 14 anos, iniciou sua participação na vida esportiva local, em particular no antigo ginásio municipal. O espaço que hoje é parte da memória dos mauaenses mais antigos foi decisivo para sua formação enquanto atleta e cidadão. Tchaca atuou em sua adolescência como atleta de basquete e de atletismo, mas destacou-se mesmo foi no futebol de várzea; já o apelido teria surgido de brincadeiras com colegas do time de basquete.

Daniel Alcarria, Wagner Araújo (Uniligas) e Aparecido Vicente ‘Tchaca”: amigos do esporte e do futebol da região se despedem dessa figura marcante da várzea mauaense. Exemplo de disciplina, amizade e dedicação aos esportes e ao time do Juá. Acervo pessoal de Daniel Alcarria. Ano: 2021.

No futebol, era lateral direito e jogou pelos times do EC Vila Noêmia, Blumoon, EC Cerâmica, Barão de Mauá, EC Vila Mercedes, Casa Vermelha de Ribeirão Pires, onde foi campeão municipal (1983), Em Cima da Hora de São Caetano e no Juá (a partir de 1984).  Fora de campo, presenciou a fundação do Grêmio Mauaense e da Uniligas (1996), onde foi presidente. Também foi presidente da Liga Mauaense de Futebol, um dos fundadores da Copa Amizade e idealizador dos campeonatos Masters(50tão) e Supermaster(60tão) na cidade de Mauá.

Com vasta contribuição para o esporte local e regional, Tchaca deixará além da esposa Marilda, os filhos Nathalia e Hugo e o neto Felipe, aos quais expressamos nossas condolências, uma enorme lacuna no quotidiano do futebol mauaense e um legado a ser seguido pelos desportistas mauaenses em razão de seu trabalho enquanto atleta, dirigente e militante esportivo de Mauá. Aparecido Vicente Dias, Tchaca. Presente!!!

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.