“Um sucesso. Estávamos todos muito ansiosos para o retorno da Festa Italiana e, com certeza, todos que viemos achamos espetacular.” Foi desta forma que Kátia Cristina da Fonseca, 46 anos, moradora do Bairro Oswaldo Cruz, definiu a Festa Italiana de São Caetano do Sul, encerrada domingo (28/8), no Bairro Fundação. A 29ª edição foi realizada nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho (barracas gastronômicas), e no Parque Municipal Província de Treviso (parte cultural e praça de alimentação).
Presente nos oito dias de festejos, o prefeito José Auricchio Júnior foi um dos mais animados no último dia de Festa Italiana. Para o encerramento oficial, durante apresentação de Fred Rovella, cantor, apresentador, animador e figurinha carimbada entre os participantes, o chefe do Executivo falou animadamente para os presentes, que pouco se importaram com a fina garoa que caiu na noite de domingo.
“É uma alegria muito grande ter participado todos estes dias da Festa Italiana e poder reencontrar muitos amigos, após um período de muitas dificuldades nestes dois últimos anos, sempre lamentando por aqueles que, infelizmente, não estão mais entre nós. Mas, hoje, só tenho a agradecer a todos que participaram, direta e indiretamente, dos preparativos para que estivéssemos aqui essa noite finalizando a maior festa temática de rua do Brasil, não tenho dúvida disso”, enalteceu Auricchio.
Ao final do pronunciamento do prefeito, o pároco da Paróquia São Caetano, Gilberto Dias Nunes, deu a benção a todos os presentes. Logo depois, subiu ao palco a Família Lima, grande atração cultural desta edição.
Organização
Durante os quatro fins de semana do mês, a festividade recebeu cerca de 80 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 2 milhões entre as 27 entidades assistenciais da cidade, responsáveis pelas barracas gastronômicas. A festa teve participação importante da sociedade civil, que doou 2.590 kg de farinha (Moinho Santa Clara), 2.780 pães (Padaria Portuense) e 2.500 kg de macarrão (Adria).
Na festa, foram oferecidos 140 tipos de pratos salgados e 73 tipos de doces. Além disso, foram instaladas 90 tendas para entidades e apoio, 10 banheiros químicos e cinco camarins para receber artistas das 30 atrações (shows) nos quatro fins de semana. Durante as apresentações, foram sorteados 35 brindes doados pelo comércio da cidade.
O sucesso da 29ª Festa Italiana é mérito também de quem trabalhou no preparo dos melhores e mais gostosos pratos da culinária do País da Bota.
Lourdes Oliveira, 60 anos, nascida e moradora de São Caetano, acompanha a Festa Italiana desde sua primeira edição. Hoje, como presidente da Apami (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), comandou cerca de 40 voluntários da barraca durante os quatros fins de semana da festa, e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos.
“A gente vem trabalhando há meses para que tudo saia perfeito. Depois de dois anos longe, todos estávamos muito ansiosos para, literalmente, colocarmos as mãos na massa novamente e oferecer o melhor para as pessoas que vieram à Festa Italiana. Tenho certeza de que os voluntários de todas as barracas pensaram e pensam da mesma forma”, finalizou Lourdes. Já está garantida a realização da 30º Festa Italiana, em agosto de 2023.