X

Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação seguem até final de outubro

Diadema está próximo de alcançar 50% de cobertura da poliomielite. Meta é alcançar 95% das crianças

Responsáveis por crianças e jovens até 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto têm até 31 de outubro para levar os pequenos a uma das 20 Unidades Básicas de Diadema e regularizar a situação, já que as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foram prorrogadas, pela segunda vez, até 31 de outubro.

Segundo dados locais da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças (ECD), Diadema já aplicou a dose contra paralisia infantil em 10.796 crianças nesse período, o que representa 46% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% do público alvo.

Já em relação à multivacinação, pelos dados do município, 5.738 crianças menores de um ano compareceram às UBS, sendo que 5.122 receberam a vacina. Enquanto que no público de 5 a 14 anos, houve 6.918 comparecimentos e 4.533 vacinas aplicadas.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo, garantir todas as doses de vacinas é proteger tanto a criança como toda a sociedade. “As vacinas são uma forma de proteção contra as doenças imunopreveníveis e é fundamental procurar um serviço de saúde para que o profissional faça a conferência da caderneta de vacinação. Com isso, conseguimos aumentar a cobertura vacinal e evitar o ressurgimento de doenças erradicadas no país”, ressaltou Shirley.

Público-alvo

Crianças com idade entre 1 e 4 anos completos precisam do reforço contra a poliomielite. O país está livre da doença desde 1994, entretanto, o cenário pode mudar com a baixa adesão nos últimos anos.

Na campanha de multivacinação, direcionada a crianças e jovens até 15 anos, é possível atualizar vacinas como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.

Inclusive, o município fez a ampliação da faixa etária dos vacinados contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) e contra a meningocócica ACWY. Confira aqui as novas regras: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28639-diadema-amplia-publico-alvo-para-vacinas-contra-hpv-e-meningococica-acwy.

Para receber a vacina e/ou avaliar a caderneta de vacinação, o responsável por crianças até 12 anos precisa ter idade superior a 18 anos e levar a criança ou o adolescente à UBS, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, munido de caderneta de vacinação e documento de identidade do menor. Já os adolescentes acima de 12 anos podem receber a vacina sem obrigatoriedade de acompanhante. Confira o endereço das Unidades em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Imprensa:

This website uses cookies.