Confira a programação e participe das atividades
A Prefeitura de Diadema promove, ao longo de todo o mês, a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de incentivar o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. Com o tema “Se toca, mulher – Eu me cuido e você?”, a programação vai acontecer nos mais variados pontos da rede municipal de saúde, passando pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Rede de Atenção Psicossocial e serviços de Urgência e Emergência do município.
Além de tradicional decoração na cor rosa, as unidades vão ofertar rodas de conversa, exposição, oficinas e intensificação de consultas e exames para as mulheres dentro dos critérios para cada tipo de atendimento.
Também serão ofertadas atividades intersecretariais, como uma caminhada que está sendo organizada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que reunirá integrantes do Caminhando Bem, Mulheres em Movimento e integrantes de várias secretarias municipais.
As atividades são fruto de pactuações feitas no Grupo de Trabalho (GT) das Cores, que reúne representantes das secretarias (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Segurança Alimentar), Fundação Florestan Fernandes e Coordenadorias (Igualdade Racial, Juventude, Mulheres e Políticas de Cidadania e Diversidades), para debater a programação de campanhas temáticas, tais como o Outubro Rosa e Novembro Azul.
Saúde da Mulher
Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue realizando de forma rotineira as ações de prevenção e detecção precoce do câncer para as mulheres.
A oferta do exame de Papanicolau (colpocitologia oncótica), acontece diariamente nas UBSs, mediante agendamento prévio, para todas as mulheres que iniciaram atividade sexual e estão, prioritariamente, na faixa etária de 25 a 64 anos, para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.
É preconizado para o exame de rastreamento (exame em pessoas sem sinais ou sintomas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença) repetir o exame em um ano e, após, dois anos com resultados normais consecutivos retornar o exame a cada três anos. Identificando qualquer intercorrência nesse período, a paciente deve procurar a sua UBS para atendimento.
Segundo orientação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o exame deve ser ofertado inclusive para homens trans e pessoas não binárias designadas como mulher ao nascer.
As UBSs também poderão realizar exame físico das mamas e identificação dos critérios de risco para a doença.
O escopo dos serviços disponíveis para a atenção integral da saúde da mulher está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município (além do Quarteirão da Saúde para atendimento especializado).
As UBS trabalham na promoção e prevenção da saúde com ações educativas de saúde da mulher, alimentação saudável, planejamento familiar, direitos sexuais e reprodutivos, testes rápidos, climatério e menopausa, cuidados ginecológicos, saúde bucal, atividades físicas, apoio psicossocial para situações de violências e afins.
Confira programação completa em http://www.diadema.sp.gov.br/28685-programacao-do-outubro-rosa-busca-fortalecer-luta-contra-o-cancer-de-mama