O autor do texto, José Bento Renato Monteiro Lobato, ou Monteiro Lobato, desde criança esteve envolvido com a literatura. Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 1882 e faleceu em 1948. Foi advogado, promotor, escritor, ativista e tradutor brasileiro. Desde criança gostava de escrever e na escola se dedicava a pequenos textos e participava de jornais. Teve quatro filhos. Criou a turma do Sítio do Picapau Amarelo: a boneca Emília, os primos Narizinho (Lúcia) e Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia e tantos outros personagens que nos encantam até hoje. Também escreveu artigos, críticas literárias, crônicas e um romance.
Devido à sua grande contribuição para a literatura, dia 18 de abril, dia de seu nascimento, tornou-se o Dia Nacional do Livro Infantil.
Nesta edição encontramos vinte e dois contos, onde Monteiro Lobato, traz a sabedoria da vovó, para explicar para Narizinho, Pedrinho e Emília, as belezas da Ciência, sem nenhuma complicação, mas num clima divertido e criativo. Ela fala sobre o sistema solar, os elementos da natureza, por exemplo, de uma forma que desperta nos seus pequeninos ouvintes, curiosidade e vontade de saber mais.
As ilustrações seguem o clima de aconchego e leveza visíveis no texto e são autoria de Fernando Silva ou Fendy Silva, natural da cidade de São Paulo é ilustrador, designer e arte-educador com especialização em educação infantil. Sempre foi uma criança que transformava sua imaginação em desenho.
Fica aqui mais uma dica para boa leitura.