X

Educação de Santo André recebe diploma em premiação na Coreia do Sul

Trabalho realizado na Emea – Parque Escola ficou entre dez finalistas no Prêmio Cidades Educadoras

Santo André recebeu na sexta-feira (28) reconhecimento internacional pelo projeto “Emea – Parque Escola: boas práticas de educação para uma cidadania plena e sustentável”. A iniciativa ganhou destaque durante o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que neste ano ocorreu em Andong, na Coreia do Sul. O evento aborda questões de inovação, tradição e inclusão.

O projeto andreense recebeu um diploma por ter ficado entre os dez programas selecionados no Prêmio Cidades Educadoras, entregue durante o evento. “Participar desse prêmio reafirma que a Educação andreense está no caminho certo, considerando que as experiências, projetos e práticas exitosas apresentadas por diversas cidades de todos os continentes já são realizadas nas unidades escolares do município”, afirma a secretária adjunta de Educação de Santo André, Érica Ferreira, que representou a equipe e recebeu o diploma na cidade sul-coreana.

Com a certificação, Santo André contará ainda com visibilidade no site da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), em seção específica para a quarta edição do Prêmio Cidades Educadoras, assim como em diferentes publicações e canais da Associação.

Ao todo, 65 experiências de 53 cidades, sete países e três continentes se candidataram ao Prêmio Cidades Educadoras 2022. A escolha das propostas se deu a partir de um complexo trabalho de análise das iniciativas com a atuação de um júri composto por especialistas, representantes do Comitê Executivo da AICE e da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

“A sensibilidade e a preocupação da secretária da Educação do município, professora Cleide Bauab Eid Bochixio, com a recomposição da aprendizagem, impulsionou a educação andreense ao protagonismo de inovação com aquisições de tablets, computadores, chip gratuito, Microsoft Teams, formações para profissionais da educação. E as inovações não param, pois teremos continuidade em 2023, com aquisição de mesas interativas para alunos de pré-escola e salas de recursos, telas interativas para as unidades escolares entre outras novidades na área tecnológica, bem como a continuidade de políticas públicas inclusivas”, completa Érica.

Projeto premiado

A iniciativa indicada pela Secretaria de Educação e selecionada pela AICE traz como foco as ações desenvolvidas na Emea – Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola, que fica no bairro Valparaíso e fomenta e promove a educação ambiental para a cidadania e bem-estar social na cidade.

No espaço, são oferecidas aulas exploratórias, oficinas, projetos didáticos, sequências pedagógicas, peças teatrais e cursos para professores, alunos e toda comunidade. 

As temáticas têm como objetivo destacar a educação ambiental, sustentabilidade, conscientização e atuação social dentro das políticas públicas e gestão democrática.  Disponibiliza atividades de formação, sensibilização, reflexão, saúde, bem-estar, saberes culturais e práticas esportivas.

Além disso, uma agenda mensal voltada aos munícipes apresenta diversidade de cursos e oficinas que incentivam a participação social local. A programação é estruturada buscando gerar mudanças sociais de forma lúdica, criativa, prazerosa e saudável.

Santo André é uma cidade-membro da AICE desde 2006, conforme Lei Nº 8.870 de setembro de 2006.

AICE

Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma entidade sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a seguir os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas.

Imprensa:

This website uses cookies.