Profissional tem papel fundamental na orientação e no esclarecimento da população sobre medicamentos e contribui para melhor adesão ao tratamento
Ao retirar medicamentos ou insumos nas farmácias da rede municipal de Diadema, o morador pode pedir orientação e esclarecer dúvidas com o farmacêutico responsável, já que a Prefeitura realizou a contratação de novos profissionais para completar as equipes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de Pronto Socorro Central (PSC) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A orientação adequada ao paciente traz autonomia, segurança e melhor adesão ao tratamento. “A proximidade entre farmacêutico e paciente torna o atendimento mais humanizado. O farmacêutico tem responsabilidade na conscientização do uso correto dos medicamentos, ajudando a educar, instruir, orientar sobre a importância do seu uso correto, sua posologia, efeitos colaterais, reações adversas”, afirma a responsável pela área técnica da Assistência Farmacêutica de Diadema, Jacqueline Mayer.
Com as equipes completas foi possível reestruturar e fazer modificações na rede de Assistência Farmacêutica da cidade. A primeira foi a descentralização da dispensação de medicamentos psicotrópicos que, desde 1 de novembro, é realizada nas UBSs, de acordo com horário específico para cada serviço. Confira abaixo, o horário de cada Unidade para retirar o medicamento. Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/dispensacao-de-medicamentos-psicotropicos-passa-a-ser-feita-nas-ubss/.
Além disso, a farmácia do Pronto Socorro Central passou a funcionar 24 horas. Antes, o funcionamento do serviço era das 7h às 19h. A mudança permitiu modificar fluxos, melhorar a organização, ter maior controle dos medicamentos e, com isso, reduzir custos para o município. “Com a atuação diária do farmacêutico, podemos garantir a melhora na dispensação de medicamentos e insumos, na identificação das interações medicamentosas e alimentares, na orientação dos horários adequados para utilização do fármaco e ainda sobre a substituição destes medicamentos”, explicou Jacqueline Mayer.
Para retirar o medicamento psicotrópico nas UBSs é preciso ser munícipe de Diadema, apresentar o cartão do SUS, documento de identificação pessoal com foto (de quem fará a retirada), receita médica vigente (30 dias), carteirinha da Farmácia Central (com a data de retorno) e realização de cadastro (caso ainda não tenha). Já para outros itens fornecidos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume), basta ser munícipe de Diadema e apresentar receita vigente, cartão SUS, carteirinha de matrícula ou comprovante de residência. Os endereços das Unidades estão disponíveis em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.
A Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta com 429 itens/medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar e 89 deles são dispensados gratuitamente à população via Atenção Básica. Os itens atendem às principais questões de saúde da população no município.
Profissional referência
O farmacêutico deve estar integrado com os diferentes profissionais e serviços da rede de atenção à saúde, tendo o papel central de contribuir para o acesso e a melhoria da segurança e efetividade do uso de medicamentos, facilitando a tomada de decisões clínicas dos profissionais e do próprio usuário e esclarecendo as dúvidas da população.
A presença do farmacêutico nas UBSs é uma das melhorias já implementadas como dentro do Programa UBS Nota 10, como videomonitoramento 24 horas e vigilância patrimonial, nova identidade visual, manutenção preventiva e corretiva predial, melhorias no sistema de abastecimento de insumos e medicamentos, investimentos na revitalização/readequações físicas das unidades e aperfeiçoamento da rede de informatização.
A UBS Nova Conquista recebeu as melhorias do Programa em março deste ano e a moradora da cidade, Klécia Vanuza da Silva Vansconcelos aprovou. “Moro há 22 anos no bairro e sempre passei na UBS. Mudou bastante (depois do Programa UBS Nota 10). Com o farmacêutico na farmácia da Unidade ficou melhor o atendimento e com a senha ficou mais organizado também. Eu gostei”, relata.
Serviço:
Horário para dispensação de medicamentos controlados
Sempre de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
UBS ABC: das 9h às 15h
UBS Casa Grande: das 8h às 17h
UBS Centro: das 10h às 19h
UBS Conceição: das 8h às 17h
UBS Eldorado Ambulatório: das 10h às 19h
UBS Jardim Canhema: das 7h às 16h
UBS Jardim Inamar: das 8h às 17h
UBS Jardim Ruyce: das 7h às 16h
UBS Maria Tereza: das 8h às 17h
UBS Nações: das 8h às 14h
UBS Nogueira: das 8h às 17h
UBS Nova Conquista: das 7h às 13h
UBS Paineiras: das 10h às 19h
UBS Parque Reid: das 7h às 13h
UBS Paulina: das 7h às 16h
UBS Piraporinha: das 8h às 14h
UBS Promissão: das 10h às 19h
UBS Real: das 7h às 16h
UBS São José: das 7h às 16h
UBS Serraria: das 10h às 19h