X

Operação Chuvas de Verão começa dia 1º de dezembro em Santo André

Departamento de Proteção e Defesa Civil criou Centro de Resiliência às Emergências e ganhou sede própria

A Defesa Civil de Santo André anunciou o início do Programa Operação Chuvas de Verão 2022/2023 a partir do próximo dia 1º de dezembro, se estendendo até o dia 15 de abril de 2023.

O POCV busca minimizar os impactos das chuvas para a população e foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com a administração.

Com foco na preservação da vida, o programa busca minimizar os impactos em casos de catástrofes naturais e orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando desastres maiores. Para que o trabalho mantenha seu êxito, o Departamento de Proteção e Defesa Civil realizou um conjunto de investimentos e melhorias com foco em uma resposta cada vez mais rápida para a população.

De janeiro a outubro deste ano, a Defesa Civil de Santo André realizou 2.290 vistorias, 203 interdições e sete desinterdições. Nos serviços de manutenção foram realizadas 13.433 podas e remoções de árvores, além de 12.689 limpezas de bocas de lobo, sarjeta, córregos e áreas urbanas, que somam mais de 573 mil metros quadrados.

Investimento

Santo André vem investindo de forma intensa no monitoramento de rios e córregos. Cerca de 500 câmeras estão em processo de instalação por toda a cidade para o monitoramento dedicado de trânsito e segurança, sendo que 115 delas são exclusivamente para a observação de rios e córregos, intervenções realizadas por meio do programa Sanear Santo André. Outras 25 centrais meteorológicas próprias foram instaladas para monitorar o clima de maneira precisa e em tempo real.

Nova sede

O Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André ganhou também uma nova sede, localizada na Rua Igarapava, 250, na Vila Val Paraíso.

O espaço conta com todo o controle de imagem das câmeras de monitoramento e de informações precisas dos índices de chuva das centrais meteorológicas.

Imprensa:

This website uses cookies.