X

Hospital Nardini de Mauá conquista Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022

Unidade gerenciada pela Fundação do ABC teve projeto sobre compostagem eleito entre os 15 melhores trabalhos de todo o País

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Mauá, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini conquistou no último dia 29/11, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Projeto Hospitais Saudáveis, que anualmente reconhecem as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas e privadas de todo o País.

O Hospital Nardini foi premiado na categoria principal do PAMA 2022 pelo trabalho “Redução de impactos ambientais através de compostagem”. A solenidade ocorreu logo após a abertura do XV Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2022.

Em março deste ano, o Hospital Nardini recebeu a visita do professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina. O docente é criador do Método Lages de Compostagem (MLC), que consiste no reaproveitamento de resíduos orgânicos, como sobras de frutas e verduras, para produção de adubo, jardins, canteiros e hortas. Desde então, a unidade da FUABC adotou a metodologia e tem engajado suas equipes nos processos internos de compostagem.

Durante a premiação, a analista de Meio Ambiente do Hospital Nardini, Eliesse Oliveira da Silva, lembrou que a unidade se tornou membro do PHS em 2013, quando assumiu o compromisso de trabalhar ações sustentáveis. “Em 7 meses de trabalho utilizando o Método Lages de Compostagem, foram mais de 9.000 quilos de resíduos orgânicos eliminados”, informou.

De acordo com Eliesse, a partir de agora, os próximos passos em relação ao projeto serão na direção de ampliar o trabalho. “A lição aprendida com tudo isso é que o Método Lages de Compostagem é simples e qualquer pessoa pode fazer, sem custo e com muito benefício ambiental e econômico. Estamos fazendo com sucesso no Nardini e é gratificante. Buscaremos agora juntar mais pessoas. Tem muita gente querendo conhecer e desenvolver esse projeto em suas próprias casas. Precisamos mostrar que isso é totalmente possível”, informa a analista de Meio Ambiente.

Método Lages de Compostagem

O processo aplicado no Método Lages de Compostagem é muito simples. O professor Germano Guttler ensina as pessoas a fazerem, em casa, um vaso compostor em garrafa pet de 5 litros para reciclar o próprio lixo orgânico. As camadas de resíduos devem ser furadas, três vezes por semana, para receber oxigênio. Não é preciso irrigar. Após duas semanas, é possível plantar verduras, legumes, ervas, flores, entre outros, sobre as camadas.

Na Fundação do ABC, além do Hospital Nardini, mais duas unidades estão desenvolvendo o Método Lages de Compostagem: o Centro Universitário FMABC e o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

Imprensa:

This website uses cookies.