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População reconhece trabalho desenvolvido pelo Procon Diadema

Serviço passou por reforma que inclui paisagismo na entrada do prédio, ambientes mais amplos para atendimento, além de espaço reservado para criação da Escola do Consumidor, que terá palestras e cursos sobre as relações de consumo

Em tempos de redes sociais, uma carta escrita à mão pelo morador de Diadema Luiz Antônio Miguel emocionou os profissionais do Procon do município. Nela, o aposentado agradece a celeridade, o cuidado e a atenção da equipe para resolver um problema com a empresa de energia que vinha preocupando sua família. A carta manuscrita foi citada pela coordenadora do serviço, Eliete Menezes, na quarta-feira (07), durante visita do prefeito José de Filippi Junior ao Procon.

“É possível trabalhar honrando o espírito público, aquilo que você faz em favor da coletividade. No dia 1º de janeiro, completo 30 anos que assumi meu primeiro mandato e o Procon foi o primeiro serviço que inaugurei na cidade e começamos a desenvolver a consciência que os consumidores têm que ter. Esse é mais um compromisso nosso de garantir acesso a direitos e à justiça”, ressaltou Filippi. A fala marca a entrega simbólica da reforma do espaço. O serviço foi criado em junho de 1993, na primeira gestão do prefeito que, hoje, está em sua quarta Administração.

“No início da gestão, encontramos o Procon meio parado e recomeçamos com a retomada dos atendimentos virtuais, em razão da pandemia pela covid-19. Retomamos as fiscalizações e as audiências também. Hoje, é a celebração de um evento importante para nós. Temos o Procon reformulado e o prédio é o símbolo disso”, pontuou a secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista.

A recepção e a área de atendimento, que antes funcionavam no mesmo espaço, ganharam ambientes distintos e mais confortáveis com o novo paisagismo na entrada do prédio, troca de cadeiras e mobiliário, pintura geral e manutenção elétrica. Todos os insumos e mão-de-obra foram utilizados com recursos da própria Prefeitura.

O prédio possui três andares. No térreo, é realizado o primeiro atendimento ao consumidor. O primeiro pavimento é destinado às dependências administrativas e aos advogados do serviço. Já no segundo andar, futuramente, será destinado à Escola do Consumidor, um ambiente para palestras e cursos.

Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, as intervenções “melhoram o espaço físico para realizar um bom atendimento e aperfeiçoar o trabalho na garantia dos direitos dos consumidores. E nenhum atendimento foi suspenso durante o período de reforma, mais concentrado nos meses de agosto e setembro”, afirmou.

A vice-prefeita Patrícia Ferreira parabenizou o empenho da equipe no atendimento. “Quem vem procurar o Procon já está com problema e não conseguiu solucionar. Então, quando a pessoa chega aqui e encontra um ambiente acolhedor fica mais tranquilo. Nossa população merece”, afirmou. A também secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho colocou a pasta à disposição do Procon para futuras parcerias.

Confiança

Luiz Antônio Miguel é um dos mais de 2.900 atendimentos realizados pelo Procon no ano de 2023. Segundo o consumidor, seu direito foi “ouvido, conduzido e pleiteado junto à prestadora de serviço com lisura e sem artifícios”. Em sua carta, ele relata que “algumas vezes ficamos esgotados, angustiados e incrédulos quanto à forma como tratado o direito de cada cidadão em nosso país e isso nos desencanta e entristece, principalmente porque há muita gente de não consegue buscar ajuda”, mas garante que o trabalho desenvolvido na proteção dos direitos do consumidor traz esperança. “Vocês nos fizeram crer que o nosso país ainda tem vias legais de não desistir de ser o guardião dos direitos de nossa cidadania”, finaliza.

Essa tranquilidade e confiança no trabalho do Procon foram o que levou o pintor autônomo Mário Furtunato da Silva a procurar o atendimento do serviço, nesta quarta-feira. “Levei meu celular para consertar, mas voltou com mais defeitos. Quero ver se devolvem meu dinheiro. O celular é uma ferramenta de trabalho para atender os clientes. Aconteceu ontem e, hoje, eu vim procurar meus direitos”, afirmou o morador do bairro Casa Grande. Esta é a segunda vez que recorre ao serviço do consumidor. “A primeira foi há alguns anos. Eu confio no trabalho no Procon, por isso estou aqui”, garantiu.

Atendimento

O Procon Diadema tem a missão de reprimir práticas comerciais ilegais, agindo de maneira preventiva ao averiguar as condutas que tenham potencial lesivo para os consumidores e aplicando sanções administrativas pertinentes, com o intuito de desencorajar a prática de infrações e evitar que a coletividade de consumidores seja prejudicada em seus direitos. O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A equipe do serviço é composta por 15 servidores entre coordenação, funcionários administrativos, advogados e estagiários

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