Esta é uma magnífica aventura de Bilbo Bolseiro e um grupo de anãos, que enfrentam vários desafios, em busca de um tesouro guardado por um dragão, escrita por J.R.R. Tolkien.
O Hobbit foi publicado pela primeira vez em 1937 e esta história, acreditem, surgiu de uma frase escrita por Tolkien! Enquanto corrigia provas para o Certificado Escolar, em meio a um cansaço interminável, numa tarefa imposta sobre acadêmicos, como ele era na época, com contas a pagar e filhos para criar. “Numa toca no chão vivia um hobbit.”, rabiscou numa folha em branco, porém no início dos anos 1930, tornou-se O Hobbit!
Vale a pena destacar que foi no ano de 1929 que a história começou a surgir, enquanto Tolkien falava sobre um pequeno ser com pés peludos para seus filhos e lhes perguntou como devia chamá-lo, e ao mesmo tempo disse: “acho que vamos chama-lo de ‘hobbit’!” E por muitas noites contava as aventuras do pequeno ser a eles, que como ouvintes atentos e críticos, tem boa parcela de autoria na contação do pai. E, por curiosidade, façam as contas, os primeiros sinais de Bilbo Bolseiro surgem em 1929, mas somente em 1937, vem a público, através da primeira edição do livro!
Esta narrativa, descreve com tanta suavidade e encanto a Jornada do Herói, que se torna quase imperceptível a sequência, mas para um olhar atento, não restam dúvidas de que o nosso querido Hobbit vive a aventura, que é a de todos nós: a aventura de evolução como seres humanos.
Tolkien escreve e ilustra esta belíssima história, de um serzinho com pés peludos, que nos ensina como não desviar da bela jornada de aperfeiçoamento que chamamos Vida!
Leitura mais que recomendada!