Em congresso técnico realizado no dia 13 de janeiro, a Liga Mauaense de Futebol definiu através de sorteio, os grupos do próximo campeonato mauaense da Divisão Especial de 2023, a principal competição do calendário da várzea mauaense. Com a presença dos 24 clubes participantes, os mesmos também aprovaram o regulamento geral e a forma de disputa.
O regulamento é praticamente o mesmo das temporadas anteriores: os oito clubes de cada grupo jogam entre si em turno único, classificando-se para a fase seguinte os cinco primeiros de cada grupo mais o sexto melhor colocado geral. A partir daí, o campeonato entra em seu sistema de jogo eliminatório de partida única, com vantagem do empate aos clubes com maior pontuação na segunda e terceira fase; a partir das semifinais, em caso de igualdade, a partida será decidida nas penalidades máximas.
Quanto ao rebaixamento, quatro equipes descerão para a Primeira Divisão da temporada seguinte: os três últimos colocados de cada grupo mais o clube de pior campanha entre todos os participantes. O atual campeão é o Astrovila, que na temporada passada venceu o IV Centenário e levantou a taça.
A divisão dos grupos ficou assim definida:
GRUPO A: Vila Nova, Guapituba, Scorpions, Jardim Camila, América, Dínamo, Maria Aparecida e Santa Rosa.
GRUPO B: Astrovila, IDR, São José, Barcelona, Cruz de Malta, Piauí, Itapeva e Mocidade.
GRUPO C: AACC, Bom Recanto, Jardim Oratório, Dragões Nova Mauá, São João, IV Centenário, Gralha Azul e Pedreirinha.