X

Santo André avança na recuperação do Viaduto Presidente Castelo Branco

Intervenções visam reforçar estrutura da via que fará parte do Complexo Viário Santa Teresinha

As obras de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, avançaram para a parte superior do complexo, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. Esta fase da intervenção tem a finalidade de garantir que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do conjunto de pontes e viadutos que vai compor o Complexo Viário Santa Teresinha.

“Esta é, certamente, a maior obra viária da cidade. O Viaduto Castelo Branco está sendo completamente recuperado para resolver um problema histórico da nossa cidade. Estamos trabalhando neste momento no trecho da Avenida Prestes Maia que vai até a alça de acesso da Avenida dos Estados. Com a execução de todo o pacote de intervenções que estamos realizando, com o reforço estrutural, as novas pontes que serão construídas, passarelas e pontes, vamos promover uma remodelação completa no sistema viário”, destacou o prefeito Paulo Serra, que realizou vistoria na obra na terça-feira (24).

O trabalho de identificação das avarias do Viaduto Presidente Castelo Branco é complexo e exige atenção redobrada em relação às lajes do viaduto. A intervenção começa com a identificação de fissuras e avarias, além de tratamento com concreto e armação novas. Na parte superior é realizada a fresagem e identificação das patologias mais severas. O trabalho está atualmente na fase de demolição e recuperação das lajes superiores.

Intervenções

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos. O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Imprensa:

This website uses cookies.