X

Carlos Ferreira do Republicanos quer mudanças no Legislativo Andreense

Dia 1 de janeiro de 2023, assumiu como presidente da Câmara Municipal de Santo André pela primeira vez, o vereador Carlos Ferreira que irá conduzir o Legislativo no biênio 2023/2024.

Em seu sexto mandato como vereador, Ferreira do Republicanos, foi eleito com a maioria dos votos de seus pares, 19 a favor e 2 contra – e prometeu arrumar a casa neste período.

Jornal Imprensa ABC – Qual será seu primeiro ato a frente do Legislativo?

Carlos Ferreira – Já está sendo regularizada uma sala especial para os jornais da região, porque minha intenção é prestigiar a imprensa com portas abertas a todos e podem contar sempre conosco.

Jornal Imprensa ABC – O sr. faz parte da base do governo?

Carlos Ferreira – Não, não somos base do governo – a Câmara de Santo André é muito heterogênea, em sua maioria, com vários partidos, – não fazemos um trabalho sistemático de oposição ao governo igual os partidos oposicionistas – PT e Psol – nós entendemos que não é produtiva para a cidade, e sim compreender e entender os projetos da administração, e votar para o bem da cidade e da população. Uma oposição inteligente para aprovar os projetos. Trabalhamos construtivamente com o governo e a cidade.

Jornal Imprensa ABC – Houve alguma indicação do prefeito para o cargo?

Carlos Ferreira – Nossa candidatura foi independente, assim como outras que tiveram na ocasião. Um grupo de vereadores da casa acreditou e entendeu e agregou ao nosso projeto e vencemos com a maioria dos vereadores – 19 votos a 2. Maioria quase que absoluta.

Jornal Imprensa ABC – O sr. tem algum projeto especial a ser colocado em prática logo no início de seu mandato?

Carlos Ferreira – Tenho sim, primeiro queremos fazer uma interlocução com o Executivo – porque quem está diretamente ligado são os vereadores e não o prefeito, daí queremos que o governo dê uma maior atenção ao vereador, porque é ele quem filtra os problemas na cidade e traz para a Casa. Daí vê-se uma oportunidade de melhor interlocução com o prefeito. O governo tem de ver a necessidade de atender o vereador em seus pedidos e principalmente na zeladoria. Ele atendeu seu bairro e sua base.

Jornal Imprensa ABC – Abrir a casa de leis também é o objetivo?

Carlos Ferreira – Sim, pretendemos abrir a Câmara ao atendimento da população, para que a comunidade acompanhe os projetos do executivo, venha a participar das sessões e das principais decisões dos seus representantes.

Abrir a casa de leis para a comunidade, não é um atendimento da comunidade e sim do grupo de pessoas, para que venham conhecer o trabalho do vereador; e apresentar propostas quando o projeto elaborado pelo executivo não é o melhor para a comunidade.

Jornal Imprensa ABC – Quantos projetos do governo de 2022 ainda estão pendentes na Câmara?

Carlos Ferreira – Do ano passado o que era importante para o governo, todos os projetos foram votados só ficaram alguns de menor importância, simples – do dia a dia, que poderiam ser adiados. A partir da primeira sessão que começa em fevereiro, daí serão encaminhados os novos projetos.

Jornal Imprensa ABC – A presidência da Câmara tem algum projeto a ser indicado neste início de mandato?

Carlos Ferreira – Nós vamos saber agora, a partir do dia 02 de fevereiro. Ainda não foram protocolados nenhum pelos vereadores, mas já devem ter algum sim – só que não protocolaram ainda. Depois de formalizar a votação das comissões da Casa – Justiça – Educação – Saúde – Finanças – Orçamento e Ética, só daí em diante serão recebidos os projetos.

Jornal Imprensa ABC – Nas próximas eleições não terá a candidatura do prefeito Paulo Serra. O sr. será candidato ao cargo no Executivo?

Carlos Ferreira – Na verdade, tem 21 vereadores e 21 pré-candidatos, fora os candidatos do Paço e os indicados pelo Prefeito. Vamos torcer para que a candidatura seja a melhor para a cidade e tenha uma sequência administrativa dentre os muitos que irão aparecer – e dar continuidade da administração do Prefeito Paulo Serra que tem 75% da aprovação da população. A escolha de um candidato é muito importante. Mesmo o governador sendo do mesmo partido, queremos, como presidente da Câmara, que o Estado envie recursos para a cidade. Isso vai acontecer somente após o meio do ano. Santo André é uma cidade importante e acredito que a participação do governador vai ser importante nas próximas eleições.

Considerações finais

Primeiro quero agradecer ao Jornal Imprensa ABC, por fazer um jornalismo sério e importante para nós. A região. Nossa posição do lado de cá é o de prestigiar o trabalho de todos os jornais que acompanham nosso trabalho e tem o nosso respeito. Aquilo que vocês entenderem na nossa gestão, que podemos contribuir estará ao inteiro dispor e todos terão o livre acesso a Casa. Gostaria que a população, o leitor em si, tivessem uma maior participação nas decisões da Câmara, conhecer o trabalho do legislador, apreciar e julgar. O julgamento da rua é muito abstrato fora da Casa, e acompanhando os trabalhos diretamente, o eleitor veria qual o representante tem trabalhado sério para a comunidade.

Imprensa:

This website uses cookies.