Dias atrás, o governo através do Detran, publicou novas regras de atualização do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, onde os motoristas em algumas situações não perderão mais pontos em suas CNH -Carteira Nacional de Habilitação.
Em contrapartida, a mesma atualização permite que sejam cobradas multas, penalizando os motoristas, onde mais dói. Em seus bolsos. Será que eles perderão o medo?
Para quem tem muito dinheiro para gastar em multas, será uma festança nas vias públicas daqui em diante, onde quem pode mais, sempre terá mais privilégios.
Deveria sim, o Detran se quer só cobrar multas e não tirar as carteiras de habilitação dos infratores, puni-los com multas bem mais pesadas e não os valores hoje praticados. Aí sim, quem anda corretamente no trânsito estaria no mesmo patamar da lei.
A Polícia Militar e as GCMs, que tem por obrigação fiscalizar os infratores, deveriam exercer esta função com mais rigor, por que o que vemos é uma verdadeira bagunça pelas ruas dos bairros, onde motoristas fazem o que bem entendem – desde parar no sentido contrário da via, usar celulares e entrar na contramão, e sequer são punidos.
Se todos agirem corretamente (motoristas e os fiscalizadores), teremos um trânsito mais seguro. Daí as leis de trânsito poderão até ser mais amenas e com multas menores.
A direção