X

Paranapiacaba abre espaço para gastronomia diversificada

Circuito gastronômico da vila inglesa possui 33 estabelecimentos comerciais

Paranapiacaba não é apenas um convite ao lazer, regado à natureza e à história da ferrovia no Brasil. A vila inglesa, localizada no alto da Serra do Mar e distante 30 km do Centro de Santo André, tem uma gastronomia diversificada para todos os gostos, desde o mais simples paladar até o mais exigente.

O circuito gastronômico de Paranapiacaba reúne 33 estabelecimentos comerciais. Deste total, 29 localizam-se na parte baixa e quatro estão instalados na parte alta. A maioria funciona nos finais de semana e feriados.

Como característica, o comércio em geral preserva a decoraçãoretrô, que dá ao ambiente um toque nostálgico nas casas de madeira. Na vila é possível descobrir a bebida artesanal e degustar a famosa comida da vovó feita no fogão de lenha.

Uma das comerciantes mais antigas é Zilda de Cássia Peixoto, proprietária do Big Bem, onde a especialidade é a comida caseira como os rocamboles de carne, pernil e frango, premiados no Concurso de Pratos e Receitas da Vila em 2009. Conhecida por estar no local há 29 anos, ela cozinha tanto no fogão a lenha como no fogão a gás para cerca de 50 a 100 visitantes na semana. É uma das poucas que abre o restaurante todos os dias.

De família tradicional, Cássio Marques segue os caminhos do pai e avô no Railway Beer, cuja especialidade é o hambúrguer artesanal e a cerveja de cambuci, esta último premiado em 2019. O estabelecimento mais antigo de Paranapiacaba, o Bar e Café Flor da Serra foi inaugurado em 1929 pelo avô Manoel Maria Marques, o Maneco do Gato, que servia os ferroviários. O empreendimento passou depois para Alberto Marques, um ex-jogador de futebol do Santo André FC, e desde 2016 vem sendo administrado por Cássio. Na pandemia passou a vender pela internet e hoje recebe cerca de 150 pessoas no fim de semana. 

Roze Balman gerencia o Mr. Balmann, a primeira cervejaria artesanal do ABC, criada em 2004 na Avenida Valentim Magalhães, na Vila Guarani, em Santo André. O sucesso fez a proprietária abrir um espaço na vila inglesa em 2021. Para associar a culinária à história, Roze denominou os pratos de carnes nobres de Locobreque, Picanha nos Trilhos, Barão de Mauá e Maquinista. A casa serve ainda lasanhas e caldos, possui uma linha de bebidas como o Coquetel dos Apaixonados e Sangue de Vampiro, além da produção própria de cerveja, vinhos e cachaças artesanais.

Para quem é adepto à comida saudável e natural, também existe um estabelecimento 100% vegano, com ingredientes que não são derivados de animais: a Bastiana. Janine Poltronieri produz a maior parte dos produtos utilizados nos pratos. O leite e o creme de leite são extraídos da castanha de caju e inhame. A coxinha é recheada de berinjela e o strogonoff de palmito. 

Para aqueles que querem tomar um café com bolo, o Infinito Olhar é o local ideal. O casal Paulo Riscala e Elisangela Oliveira Madi tinha um projeto social para crianças especiais em 2016. De tanto servirem cafezinho, optaram por abrir um empreendimento na Avenida Fox. E hoje servem cafés especiais como o árabe, o gelado, o expresso e o coado pelo método Hario V60. Um diferencial é acrescentado no cardápio: o cardamomo, uma planta aromática utilizada na culinária indiana. Além disso, acompanhamentos como o bolo vegano, cookies, crepes e salgados são bastante apreciados pelos turistas.

Fruta típica da Mata Atlântica, o cambuci é aproveitado  em várias receitas por ser uma fonte de vitaminas, proteínas e fibras. A Associação Caminhos do Cambuci, presidida por Márcia Tersetti, promove todos os finais de semana e feriados a feira no Antigo Mercado. São 23 expositores que apresentam trabalhos artesanais desde 2016. É possível encontrar bebidas, antepastos, geléias, cocada, sorvete, doces e até pipocas.

Circuito gastronômico de Paranapiacaba:

1 – Bistrô Flor do Cambuci – café e restaurante

2 – Varanda do Cambuci – lanches

3 – Railway Beer – cerveja de cambuci

4 – Padaria Paranapiacaba – café e lanches

5 – Bar da Zilda – serviço a La carte

6 – Ice Cream Rolls – sorvete na chapa

7 – Cafeteria Águia da Serra – doces e waffle

8 – Lanchonete do Raul – lanches e porções

9 – Ferreiras Bar – torresmo e lanches

10 – Quiosque do Cambuci – lanches e porções

11 – Delícias da Serra – self-service massas a La carte

12 – O Cantinho – cuscuz recheado, bolos e caldos

13 – Confraria do Cambuci – self-service e bebidas

14 – Quintal do João – bebidas

15 – Tradição dos Pampas – self-service

16 – Apiaca Casa de Chá – a la carte

17 – Mr Balmann Cervejaria – A La carte e porções

18 – Bastiana Comida Afetiva – bistrô vegano

19 – Restaurante Castelinho – self-service

20 – Simel Doces Finos – cafeteria e doces

21 – Feira Gastronômica Caminhos do Cambuci – produtos de cambuci

22 – Restaurante Big Ben – self-service

23 – Estação Cavern Club – restaurante e bistrô

24 – Estação do Sabor – self-service de comida baiana

25 – Café do Kiko – bolos e salgados

26 – Cantinho do Beija-Flor – self-service

27 – Vila Inglesa – self-service

28 – Bistrô Abrahalas – bistrô

29 – Tô na Pista II – hamburgueria e porções

30 – Casa de Chá Raízes da Serra – chá e bolos

31 – Cafeteria Infinito Olhar – cafés especiais, bolos e waffle

32 – Fogão a Lenha – self-service

33 – Chocobike – chocolateria

Imprensa:

This website uses cookies.