Equipamento vai atender estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; administração municipal investiu R$ 5,3 milhões na aquisição dos equipamentos para toda rede
A Secretaria de Educação de Diadema entregou na terça-feira (7) o parque da Emeb Anita Catarina Malfatti, no Centro. O equipamento vai atender estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Aqui era uma área ociosa e a gente resolveu fazer um parque. A escola também tem uma nova horta, uma quadra linda, uma biblioteca e muita gente trabalhou por isso”, destacou a secretária de Educação do município, Ana Lucia Sanches, que fez a inauguração do novo espaço.
Muito emocionada, a professora Leia de Paiva, que até o ano passado era vice-diretora da escola, lembrou que há bastante tempo a comunidade escolar aguardava por essa melhoria. “Foi muito trabalho para chegarmos nesse dia. É a realização do sonho de uma comunidade escolar inteira”, afirmou, sem conter as lágrimas. Ana Lucia destacou que além de brincar muito no espaço, é dever das crianças também cuidar dele. “Até alguns anos as escolas da cidade não tinham parques para os estudantes do fundamental. Mas a gente tem disponibilizado para toda nossa rede, desde os bebês até as crianças maiores, garantindo o direito ao brincar”, completou a secretária.
A diretora da Emeb Anita Catarina Malfatti, eleita para uma gestão que vai de 2023 até início de 2026, Suzana Diniz Baldin, classificou o momento da entrega como de grande alegria. “Poder entregar esse espaço para os estudantes é uma grande felicidade”, afirmou. “Através da brincadeira eles também aprendem, aqui podem estar ao ar livre, interagir uns com os outros, só existem benefícios”, comemorou.
Direito de brincar
Desde o ano passado, a Secretaria de Educação tem renovado os parques das escolas da rede municipal. Das 60 escolas da rede, apenas quatro creches ainda aguardam pela montagem dos equipamentos. Para as creches, estão sendo entregues brinquedos para áreas internas e externas. Na área interna, os parques são de acordo com a metodologia Pikler, especialmente desenvolvidos para bebês de 0 a 3 anos. No total, a administração municipal investiu mais de R$ 5,3 milhões na aquisição dos equipamentos.