Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos, o dia 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, alerta para a prevenção e hábitos saudáveis como fatores determinantes de uma boa saúde integral, desde a infância até os idosos. Para celebrar a data, a Prefeitura de São Caetano realizou triagem em 32 crianças do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) Dr. Tatuya Kawakami. O trailer odontológico ficou durante todo o dia na unidade.
Ao longo dos anos, São Caetano estruturou uma rede de atendimento odontológica com profissionais disponíveis em todas as UBSs, além de dois Centros de Especialidades Odontológicas. “Temos uma equipe capacitada realizando ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento. Desde o atendimento inicial, de clínica geral de baixa complexidade, realizado em nossas Unidades Básicas de Saúde, até as especializadas, realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas e na Clínica-Escola Municipal, com especialistas em prótese, ortodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, pediatria, pacientes com necessidades especiais, entre outros”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
O município conta com 75 dentistas e 110 pessoas na equipe odontológica. O atendimento é feito em todas UBSs da cidade; CISE João Nicolau Braido; nos dois Centros de Especialidades Odontológicas e, nos finais de semana, atendimento emergencial no Hospital de Emergências Albert Sabin. Soma mais de 3,5 mil atendimentos ao mês nos Centros de Especialidades Odontológicas.
“As pessoas precisam fazer avaliações bucais periódicas, evitando o risco de processos inflamatórios e infecciosos crônicos, que podem se agravar e evoluir para outras doenças, atingindo órgãos e suas funções”, destacou a secretária de saúde, Regina Maura Zetone.
Triagem odontológica
A ação foi solicitada pelo Instituto Amor Sem Medidas, entidade filantrópica para apoiar a promoção de políticas públicas em defesa das crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida. “Foi muito positivo trazer o atendimento odontológico ao ambiente em que as crianças são atendidas diariamente e têm familiaridade. Tivemos o suporte da equipe do CTNEN, para acolher a mãe e a criança, tudo foi bem tranquilo”, afirmou a presidente da entidade, Rafaela Carraro.
Pedro Dias Ribeiro, 8 anos, realizou a triagem e ganhou um kit para escovação. “Meu irmão tem cárie, a dentista falou que não tenho nenhuma”, comemorou.
Tamara Ferrarese, trouxe os dois filhos Leonardo e Carolina. “Estava aguardando para passar na UBS, o atendimento no Ctnen facilitou. Minha filha teve indicação de aparelho e meu filho será reavaliado assim que dois dentes nascerem”.