X

Estúdios e Pavilhões de São Bernardo celebram seis anos de protagonismo

Rebatizado e sob gestão do município, complexo reassumiu propósito de ser referência na produção de conteúdo audiovisual

Já se passaram seis anos desde de que a Prefeitura de São Bernardo, administrada pelo prefeito Orlando Morando, retomou a gestão dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo. A iniciativa resgatou o propósito de transformar os históricos estúdios cinematográficos em um polo de referência na produção de conteúdo audiovisual.

Nesta terça-feira (4/4), o prefeito Orlando Morando voltou aos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo e celebrou os frutos dos novos tempos em que o complexo passa. “Hoje completam-se seis anos que devolvemos a vida para este lugar. Quando assumi a cidade, encontrei no espaço uma verdadeira baderna. Não à toa, expulsamos a empresa que administrava o local e reassumimos a gestão dos estúdios, através da Secretaria de Comunicação. Os resultados dessa decisão são as grandes produções que aqui são gravadas”, destacou o prefeito.

Em abril de 2017, a atual gestão rescindiu o contrato com uma empresa contratada pela administração anterior para gerir e revitalizar o complexo, mas que havia deixado o espaço abandonado e enfrentava problemas para pagar funcionários. Através de um novo chamamento público, iniciou-se a busca por parceiros na iniciativa privada para atrair investimentos e devolver São Bernardo à vitrine da indústria audiovisual brasileira.

Em 2021, a Prefeitura de São Bernardo firmou uma inédita parceria com o Grupo Bandeirantes, através da PRH9 Produções, que conquistou o direito de explorar o espaço e passou a gravar na cidade produções de sucesso, como o Masterchef Brasil. As gravações para a 10ª temporada do reality de culinária mais famoso da TV aberta já estão a todo vapor em São Bernardo. Só para 2023, a Band já confirmou três edições: Masterchef Brasil, para cozinheiros amadores; Masterchef Profissionais, para competidores que já trabalham com gastronomia; e o Masterchef 60+, para cozinheiros com mais de 60 anos.

Histórico

Inaugurado em 1949 como Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, o espaço, com 3.600 metros quadrados, já foi palco para a produção de mais de 20 longas-metragens e virou referência nacional nos anos de 1950 na produção de filmes importantes da época, como os protagonizados por Amácio Mazzaropi, além de outros clássicos, como “Painel” (1950); “Santuário” (1950); “O Cangaceiro” (1953); “Tico-tico no Fubá” (1952); e “Sinhá-Moça” (1953).

Nos tempos atuais, os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo também já abrigaram produções como The Wall (TV Globo); The Four (Record); Canta Comigo Adulto e Teen (Record); Iron Chef Brasil (Netflix); Queen Stars Brasil (HBO); Casamento às Cegas (Netflix), e recebeu artistas como Xuxa, Luciano Huck e Gugu Liberato, além de comerciais de TV estrelados por Neymar e Gisele Bündchen.

Imprensa:

This website uses cookies.