X

Ação Transformadora

No mês de abril se comemora o Dia Nacional do Braille, método que possibilita ao cego fazer parte do mundo numa esfera social que aumenta sua interação de modo a fazer sua participação relevante no debate público. É neste contexto, que uma parcela da população passa a ter acesso a leitura, uma das portas mais importantes para o conhecimento, cristalizando uma revolução, promovendo a integração também por meio da escrita.

Ao seu inventor, Louis Braille, se deve o reconhecimento de ter tido há quase 200 anos uma ação transformadora, ao ter aperfeiçoado técnicas, abrindo caminhos para desdobramentos não menos importantes em dias atuais, como o design inclusivo.

Vale a reflexão sobre o fato de o discurso da inclusão ser algumas vezes utilizado como justificativa ao abrigar pautas que servem para alguns e menos servem àqueles que realmente devem ser o alvo de medidas que pluralizam o acesso por diferentes segmentos da população, contribuindo de fato para o Desenvolvimento Sustentável.

Marcelo Bermudes: Marcelo Bermudes é Especialista em Gestão E Tecnologias Ambientais pela USP, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Proprietário do site Projeto-Processo, palestrante, profissional da indústria há mais de 15 anos. http://projeto-processo.com.br

This website uses cookies.