X

Diadema de Dandara e Piatã é exemplo de ação antirracista efetiva

Aulas com professores especializados na temática da cultura e história afro-brasileira e indígena são realizadas na rede municipal desde 2021

O Brasil e o mundo assistiram indignados os recentes episódios de ataques racistas proferidos contra o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior. Longe de ser uma exceção, o racismo é uma violência que precisa ser combatida com firmeza, sem meias palavras, e desde cedo. O programa Diadema de Dandara e Piatã, que desde 2021 oferta aulas com professores especializados na temática da cultura e história afro-brasileira e indígena, é um exemplo de como isso pode ser feito na prática.

Todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de Diadema ofertam aula semanal com a temática, além de contar com vasto material pedagógico de apoio. E engana-se quem pensa que o ensino sobre cultura e história afro-brasileira e indígena se restringe às disciplinas de história e geografia. Jogos de tabuleiro africanos e indígenas, como a mancala awelé e o jogo da onça, auxiliam não só no ensino da matemática, como na concepção de uma ação colaborativa entre os participantes.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, lembrou que preconceito e racismo não são percepções que nascem junto com a criança. “Ela pode desenvolver esse ódio, esse preconceito, porque aprendeu isso ou, no caso de um adulto, desaprendeu e aprendeu de uma forma errada na sociedade”, citou. “Com esse programa, elas podem e vão aprender a respeitar todas as pessoas como seres humanos”, completou.

“As escolas têm por obrigação cumprir as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, mas isso não pode ser feito sem intencionalidade pedagógica, sem currículo, sem materiais pedagógicos adequados, sem capacitação contínua dos professores. É isso que estamos construindo em Diadema”, relatou a secretária de Educação Ana Lucia Sanches. “A gente quer contar a história verdadeira. Falar menos sobre a Princesa Isabel e mais sobre Luís Gama”, concluiu.

Diadema é a primeira cidade do Grande ABCD a aprovar por meio de lei um Plano Municipal Decenal de Promoção da Igualdade Racial. As políticas antirracistas do município são referência para outras cidades brasileiras. Em 2022, o programa Diadema de Dandara e Piatã foi apresentado em encontro nacional sobre o tema realizado no Rio de Janeiro.

Imprensa:

This website uses cookies.