X

Em seu 153º encontro, Memofut relembra o pioneiro gol de Pelé

Grupo Literatura e Memória do Futebol terá como uma de suas pautas o primeiro gol de Pelé, anotado pelo Rei em Santo André. A reunião ocorre no Pacaembu

O auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, abrigará hoje pela 153ª vez, uma das aulas mensais em que se transformaram as reuniões do Grupo Literatura e Memória do Futebol, nosso consagrado Memofut. São pesquisadores, jornalistas e diversos profissionais das mais distintas áreas que se reúnem pelo nobre motivo de discutir e debater o futebol, em todas as suas nuances e vertentes. A diversidade é a marca maior do grupo, com aficionados de todos os clubes, grandes e pequenos, sem distinção.

A reunião de hoje passará pela região do ABC, que para além de seus membros frequentadores e participantes das reuniões do grupo, pautará um momento histórico para o futebol mundial e também regional, que foi a apresentação do Santos e o primeiro gol de Pelé com a camisa alvinegra, justamente contra outro alvinegro, o Corinthians de Santo André. Uma das testemunhas desse histórico jogo (Antônio Schank Filho) estará presente hoje no Pacaembu.

Curiosamente, a partida também contou com a presença do mauaense Vicente Loro (o lateral Bugre); por sua vez, outro que andou pelo futebol de Mauá foi o treinador Jaú. O amistoso entre o ‘Peixe’ e o ‘Galo Preto da Vila Alzira’ ocorreu em setembro de 1956, com vitória do Santos por 7×1. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, marcou o sexto gol do peixe aos 36 minutos da etapa final, mais precisamente às 16h34m.

A bancada da região do ABC paulista e os memofuters Renato Donisete (São Caetano), Ademir Medici (Santo André), Daniel Alcarria (Mauá), Luiz Romano (São Caetano), o saudoso Jurandir Martins (São Bernardo) e Nelson Perdigão na reunião 112. Foto: acervo Luiz Romano. Data: 2019.

Agenda do Memofut – 153ª Reunião Sábado 03/06

Segue a agenda da 153ª Reunião do Memofut, a ser realizada hoje (03) no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).

8h30/9h. Aquecimento, com café da manhã.

9h/9h15. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h15/9h30. “Três ícones do futebol brasileiro no Exército”, com Aristides Almeida Rocha. Aristides possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), sendo ex-diretor, professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Saúde Pública da USP. Membro do Memofut e do Panathlon Club São Paulo, é torcedor do São Paulo e tem vários livros publicados sobre esportes.

9h30/11h. Bate-papo com o ex-jogador Schank. Com passagens por São Caetano, Nacional, Juventus, Garça, Corinthians (Santo André), Ypiranga e Monte Alegre (São Caetano), Antônio Schank Filho esteve no primeiro jogo da carreira profissional de Pelé, em 7 de setembro de 1956. Também participarão do bate-papo o presidente do Corinthians de Santo André, José Orlando de Moura, e o escritor e jornalista do Diário do Grande ABC, Ademir Medici.

11h/11h30. Intervalo para café e foto.

11h30/13h. Bate-papo com o jornalista e escritor Odir Cunha. Odir é autor do livro “Zito: o líder essencial” (São Paulo: Verbo Livre, 2023), onde detalha como a personalidade e liderança de Zito foram fundamentais para o sucesso do Santos e da seleção brasileira nas décadas de 1950 e 60. O livro estará à venda no local pelo preço de R$ 89,00. Com passagem por diversos órgãos de imprensa, como Jornal da Tarde e O Globo e rádios Record, Globo e Excelsior, Odir é autor de diversos livros sobre futebol, como “Donos da Terra: a história do primeiro título mundial do Santos” (2007), “Na raça!: como o Santos se tornou o primeiro bicampeão do mundo” (2008), “O grande jogo” (2009) (em parceria com Celso Unzelte), “Dossiê: unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959” (2011) (em parceria com José Carlos Peres), “Santos: 100 anos, 100 jogos, 100 gols” (2012) (em parceria com Celso Unzelte) e “Segundo tempo: de ídolo a mito” (2015).

13h. Encerramento.

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.