Com o tema “Desafios e possibilidades da educação especial na perspectiva inclusiva”, evento é importante momento de formação, discussão e reflexão sobre a práxis cotidiana dos profissionais da educação
A Secretaria de Educação de Diadema realiza nos dias 15 e 16 de junho o Seminário Municipal de Educação Inclusiva – Desafios e possibilidades da educação especial na perspectiva inclusiva. O evento, que será realizado no Centro Cultural Okinawa, tem como objetivo a promoção de diálogos sobre a importância da estruturação de um Sistema Educacional Inclusivo, enquanto concepção central e basilar de políticas públicas na rede municipal de ensino.
“Trata-se de um importante momento de formação, discussão e reflexão sobre a práxis cotidiana dos profissionais da educação em um contexto inclusivo. O evento faz parte de uma série de ações que marcam os 30 anos do Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS nas políticas públicas de inclusão social e educacional em nossa rede”, explicou a secretária de Educação Ana Lucia Sanches.
A coordenadora de Educação Inclusiva de Diadema, Ana Claudia, destacou que o seminário é a oportunidade de discutir políticas públicas, pensar nos desafios da educação especial na perspectiva inclusiva e dialogar com a rede sobre como é que esse atendimento é realizado hoje, quais são as demandas existentes e as possibilidades que se apresentam. “Como a gente pode melhorar esse atendimento, quais são os investimentos que a gente precisa fazer? É um disparador para a discussão da política pública municipal da educação especial na perspectiva inclusiva”, finalizou.
Nos dois dias de seminário, serão realizadas mesas de debate com especialistas em inclusão, professores universitários e representantes do Ministério da Educação. Para que seja garantida a representatividade de todas as escolas, cada unidade escolar vai indicar uma pessoa da gestão, dois professores (priorizando-se os de dupla matrícula ou suplementação na rede) e o coordenador pedagógico. Todos os professores especialistas da Educação Especial (CAIS) vão participar do evento.
Confira a programação:
15/06 – 19h às 22h
Desafios e possibilidades na Educação Especial na perspectiva Inclusiva
Drº Décio Guimarães Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SECADI – MEC
Mediadora: Ana Cláudia Martins – Coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva de Diadema.
Desafios e possibilidades na Educação Especial na perspectiva Inclusiva
Drº Décio Guimarães Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SECADI – MEC
Mediadora: Ana Cláudia Martins – Coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva de Diadema.
16/06 – 8h às 12h
Sistema de suporte multicamadas de apoio à inclusão escolar: o lugar das intervenções universalistas e especialistas
Drª Enicéia Mendes Coordenadora-geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo da SECADI – MEC
Formação de professores para a inclusão escolar na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem
Drª Ana Paula Zerbato – Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Mediadora: Priscila Benítez – docente da UFABC
16/06 – 13h às 17h
Gestão democrática para uma educação inclusiva – Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de Diadema
Profª Fabiana Leme de Oliveira – Pedagoga com habilitação em Educação Especial da rede de Diadema
Mediação: Sandra M. G. Scaravelli – Diretora do CAIS
Seminário Municipal de Educação Inclusiva
Dias 15 e 16 de junho
Centro Cultural Okinawa
Avenida Sete de Setembro, 1670, Centro