Em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira, o prefeito de Diadema José de Filippi Jr. envolveu articulação de mais investimentos federais para o município.
Com pauta de investimentos o encontro também contou ainda com as participações dos prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira; de Araraquara, Edinho Silva; e de Matão, Cido Ferrari. Lula quis ouvir dos prefeitos sugestões e ideias de aperfeiçoamento dos programas federais.
Lula adiantou sobre a possibilidade de construção de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a área social, além de ações para mobilidade urbana, cultura, esportes, entre outras áreas.
Em pouco mais de um mês foi a segunda vez que Filippi esteve com o presidente Lula para articular investimentos federais para Diadema.
No início de maio, os dois conversaram sobre o cenário econômico brasileiro, a retomada de programas estratégicos para o País e ações que a União pode disponibilizar para o município.
Nesta nova ida a Brasília, Filippi também se encontrou com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o diálogo girou em torno da articulação de liberação de R$ 200 milhões de linha de financiamento em programa de fomento de projetos de Estados e municípios aberto pelo BNDES. Parte desse recurso será destinado à construção do novo hospital municipal, que funcionará onde hoje está o Paço. A outra parte será para revitalização de escolas municipais.
Proximidade com os prefeitos
O prefeito Filippi elogiou a retomada do diálogo entre o Governo Federal e os municípios. “Eu tive o privilégio de ser prefeito de Diadema nos primeiros mandatos do presidente Lula e posso garantir que esse olhar municipalista sempre esteve presente no modo do presidente governar. Para os municípios, ter um presidente que valoriza, escuta e debate políticas públicas de forma vertical é fundamental. Todas as cidades, Diadema inclusa, têm muito a ganhar com essa visão.”