X

Mauá, Sebrae e empresários organizam Arranjo Produtivo no setor de cosméticos

No encontro, foram relatados os desafios e soluções para ampliar as atividades do setor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mauá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram um encontro com 12 empresários ligados ao segmento de cosméticos no município, durante toda segunda-feira (10), nas dependências da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Mauá. O prefeito Marcelo Oliveira esteve presente e afirmou estar em negociação para oficializar o polo de cosméticos na cidade, já que o município tem inúmeras empresas ligadas a este ramo em toda a sua cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a distribuição e venda. “Poderemos oferecer condições de resolver inúmeros desafios e fazer caminhar tudo muito mais rápido, porque este setor pode evoluir bastante rápido e gerar muitos empregos e renda”, disse o prefeito.

Para o gestor do Sebrae em Mauá, José Roberto Rodrigues Silva, responsável pelo setor de Políticas Públicas, o fato de os empresários estarem reunidos no evento demonstra a convergência de interesses para fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) no setor de Cosméticos. “Depende do envolvimento de cada um, mas para criar um polo forte, com governança forte, isto pode levar até um ano para formar este grupo forte. Todos têm que ter a mesma visão de futuro para o que eles querem para o polo de cosméticos e como vão fazer isso andar”, explicou Rodrigues. O Sebrae colabora na gestão das empresas para que possam resolver vários dos problemas diagnosticados pelos empresários.

Hiroyuki Ivan Yokota, sócio-proprietário da empresa Evalar ABC Química, esteve presente e participou das dinâmicas do encontro. Para ele, o processo de constituição está no início e ele quer ter mais conhecimento na área de cosmética. “Quero ver se consigo participar e aumentar o meu portfólio, porque estamos com misturadores e tudo e hoje só fabricamos sabonete, álcool em gel e creme amolecedor de cutículas”, explicou. Para a representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mauá (CDL), Débora Pezzotti, estes eventos são muito importantes e a divulgação também porque são muitos empresários na cidade que precisam conhecer. “Nós estamos contribuindo apresentando os desafios que cada empresário tem e sugerindo. É claro que tem muita coisa que foge da atuação dos órgãos que aqui estão e outras que a gente não tem acesso, mas ao se colocar no lugar do outro as contribuições serão muito favoráveis, até porque serão encaminhadas ao secretário (Desenvolvimento Econômico).”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula, destacou que o segmento de cosméticos é uma cadeia produtiva que gera muitos empregos e que a cidade tem muitos setores com potencial de crescimento. Ele deu o exemplo da segurança pública, em que é possível montar outro Ajuste Produtivo Local com olhos para atender o mercado do Exército, por exemplo. “O Governo Federal tem o objetivo de incentivar a produção interna e, em Mauá, temos empresa que produz coletes à prova de balas, capacetes e blindagem de carros”, afirmou.

Entre as preocupações dos empresários estão questões como trâmites burocráticos demorados em vários órgãos públicos, problemas com alvarás, logística reversa, integração das indústrias e comércios para a cidade ficar mais competitiva, comunicação, capacitação profissional, crédito facilitado, infraestrutura estratégica de distribuição, cadastro atualizado, tecnologia e pesquisa, entre outros.

Imprensa:

This website uses cookies.