Objetivo é conscientizar motoristas para evitar a parada em fila dupla e garantir a fluidez do tráfego na entrada e saída das escolas
Santo André deu início nesta semana à Operação Volta às Aulas, com o objetivo de garantir a segurança viária para motoristas e pedestres na entrada e saída das escolas das redes pública e privada. As imediações das escolas serão monitoradas por agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego para fiscalizar o respeito às leis de trânsito.
O monitoramento dos agentes do DET espera evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos. A fiscalização também vai impedir a chamada parada em fila dupla, o estacionamento em local proibido e em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito, além do respeito às vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência e também às reservadas aos transportadores escolares.
A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do DET e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares.
A ação é intensificada neste período e acontece regularmente ao longo do ano letivo.
Em paralelo, também faz parte da Operação Volta às Aulas, ações de manutenção e melhoria na sinalização horizontal e vertical, acompanhamento e reprogramação dos planos semafóricos e implantação de novos focos semafóricos de pedestres.