X

No 1º semestre, São Bernardo registra saldo positivo de 1.124 empregos

Levantamento do Caged foi divulgado nesta quinta-feira pelo governo federal, e mostra cenário favorável da cidade

A cidade de São Bernardo registrou saldo positivo de 1.124 postos de trabalho no primeiro semestre de 2023. É o que mostra o levantamento oficial do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quinta-feira (27/7) pelo governo federal. No acumulado do ano, entre janeiro a junho, foram computados 66.066 contratações e 64.942 desligamentos no município.

O volume representa o balanço de empregos formais com carteira assinada em São Bernardo, resultando na diferença de admissões e demissões no período. Os números são puxados, principalmente, pelo setor de serviços, apontado como grande gerador de postos de trabalho na cidade, com 2.117 vagas de saldo positivo no acumulado dos últimos seis meses.

“Mesmo com mudança no governo federal, São Bernardo mantém cenário favorável de criação de emprego formal, fruto do ambiente confiável para atração de investimentos e ecossistema empreendedor na cidade. Desde 2017, implantamos pacote de políticas públicas que coloca o fomento ao emprego, renda e novas oportunidades como prioridade. Isso tem se refletido nos números, e nosso trabalho é consolidado para mantermos esse patamar”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

O estoque de empregos formais em São Bernardo, que é o total de vínculos ativos no período, totalizou 262.219 em 2023. Em outra vertente, no acumulado dos últimos 12 meses, o que compreende intervalo de julho de 2022 a junho de 2023, São Bernardo contabilizou saldo positivo de 6.430 postos de trabalho, uma variação de 2,51%. O município catalogou 132.722 contratações e 126.292 desligamentos.

Entre as políticas exitosas da Administração municipal estão a realização de feirões de emprego, que têm servido de modelo para outras cidades, bem como, por outro lado, programas de qualificação profissional, em convênio com o Senac, e cursos de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, como fórmula de proporcionar a capacitação dos moradores de São Bernardo para o mercado de trabalho.

Agência de emprego

São Bernardo possui também a unidade da CTR (Central de Trabalho e Renda) que funciona como agência pública de emprego, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Situado na Rua Padre Lustosa, Centro, o equipamento oferece serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego junto à iniciativa privada e habilitação de seguro-desemprego. Neste ano, o local abrigou, inclusive, um grande mutirão de emprego, em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho.

Imprensa:

This website uses cookies.