Segunda etapa apresenta as mais de 500 contribuições obtidas
A equipe de técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura e da Fundação Instituto de Pesquisas (FIPE) realizam, nesta quinta-feira (10), às 19h, a mais uma reunião da segunda etapa de oficinas para revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso, Ocupação e Urbanização do Solo (LUOS) de Mauá, na Associação dos Aposentados, à avenida Dom José Gaspar, 1171, na Vila Assis.
Ao todo, quase vinte reuniões integraram o processo de diagnóstico, planejamento e execução do processo de revisão do Plano Diretor e da LUOS. Ao final, será apresentada uma minuta de lei que vai para votação na Câmara de Vereadores, para que então o Plano Diretor e a Lei de Uso possam ser sancionados pelo prefeito Marcelo Oliveira. É importante destacar que ambas as leis são das mais relevantes de um município.
Nesta etapa, será realizada uma oficina que permite que os participantes da reunião possam definir o que consideram ser prioridade para a região em que moram e trabalham e também para toda a cidade. Entre as propostas estão o regramento para instalação de galpões industriais; alterações da mobilidade urbana; tornar a cidade ainda mais atrativa para indústrias, o que pode gerar mais empregos; ampliar infraestrutura de saneamento básico, entre outras 520 sugestões, são algumas das contribuições de munícipes e empresários
A revisão é feita de forma participativa, ou seja, com a população em geral contribuindo por meio de formulário eletrônico (https://planodiretor.maua.sp.gov.br/#questionario) e também dos encontros realizados por toda a cidade. Isto representa que os participantes compreendem que podem colaborar na ampliação do acesso aos direitos básicos, serviços, infraestrutura e bem-estar com o desenvolvimento da cidade.
Na próxima semana, na quinta-feira (17/08), também às 19h, na Escola Municipal Florestan Fernandes, na avenida Washington Luís, 3623, na Vila Magini, será realizada a última reunião da segunda fase, em que são definidas as prioridades a constarem no Plano Diretor do município. No dia 22 de setembro, está prevista a realização de Audiência Pública, na Câmara Municipal, para este mesmo debate.