A Secretaria de Cultura de Diadema realiza nesse domingo (28) o 15º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste. O evento, que está marcado para as 16 horas, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Centro), exalta a cultura nordestina e reúne grandes nomes do repente. Uma lei municipal celebra, no dia 15 de agosto, o Dia do Poeta Repentista e do Cordelista em Diadema. O encontro é uma das celebrações da data.
Coordenado pelo cordelista, poeta e artista Moreira de Acopiara, a atividade faz parte do calendário cultural da cidade. “Já tivemos aqui os maiores nomes do Brasil, como Sebastião da Silva, Moacir Laurentino, Ouro Branco, João Paraibano, Valdir Teles, entre outros”, cita Moreira. “Hoje temos também uma nova geração, como o Matheus, que canta com seu pai, Manoel Ferreira”, completa.
Moreira de Acopiara destaca que mais de 70% da população de Diadema é de origem nordestina. “Pessoas que trouxeram para cá seus saberes, sua religiosidade, seus costumes e o evento é uma celebração da cultura, um modo de manter isso vivo”, afirma. “A cantoria, a viola, o cordel chegaram ao Brasil com o colonizador, encontrou terreno fértil no Nordeste e essa cultura se espalhou para o Brasil inteiro”, pontua.
Natural da cidade de Milagres, no Ceará, Manoel Ferreira começou a cantar aos 16 anos, inspirado pelos cantadores que ouvia pelo rádio. “Me despertou aquela curiosidade e foi por aí que comecei”, relembra. Morador da cidade desde 1993, o cantador revela o carinho pelo encontro. “Esse evento, para mim, se torna uma festa especial. Participar de uma festa como essa é muito bom para mim, para todos os artistas, né? Significa tudo na nossa carreira, na nossa profissão, no nosso trabalho”, relata.