X

Estádio do Pacaembu recebe hoje a 156ª reunião do Memofut

Grupo Literatura e Memória do Futebol ‘entra em campo’ a partir das 9h deste sábado (2) no Auditório Armando Nogueira, Estádio do Pacaembu

Desde o surgimento do projeto em 2007, o Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) se reúne no auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu. Em pauta, a promoção e difusão da literatura esportiva e de outras expressões culturais e artísticas. Sua principal missão é apoiar a preservação da memória do futebol.

O coletivo habitualmente realiza seus encontros mensais sempre no primeiro sábado de cada mês, como no caso deste sábado (2), quando a partir das 9h terá início a reunião 156. Abertas ao público, as reuniões recebem diversas apresentações, palestras, debates e lançamento de livros.

Na reunião anterior (155), o Memofut recebeu a autora do livro “Futebol feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941)”, Aira Bonfim. Fruto da pesquisa de mestrado da autora, o trabalho foi lançado recentemente (agosto), mas já é tratado como referencial em razão da apresentação de detalhes inéditos da relação das mulheres com o futebol no país até 1941, quando foi proibida sua prática.

Memofut reúne torcedores de todos os times, regiões, cores e profissões. Grupo é referência nos estudos e debates que abordam a história do futebol brasileiro. Foto: Acervo Memofut. Data: 05/08/2023

Agenda

Segue a agenda do dia da 156ª Reunião do Memofut, a ser realizada neste sábado (02/09) no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).

8h30/9h. Aquecimento, com café da manhã.

9h/9h15. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h15/10h30. “Eu, PC Caju, os Golden Boys e o Trio Esperança: tudo junto e misturado”, com Antonio Carlos Meninéa. Carioca, rubro-negro e morando em São Paulo desde 1992, Meninéa é pesquisador de futebol, membro do Memofut e autor dos livros “Romeiro, o sputnik brasileiro” e “1981: o ano mais feliz de nossa vida rubro-negra”.

10h30/11h30. “Pós-verdades do futebol”, com Fernando Beagá. Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração, Fernando é jornalista e mestre em Comunicação pela Unesp. Na Editora Alto Astral, foi responsável pela implantação e edição de revistas esportivas (até 2018). Foi colunista do jornal Bom Dia Bauru (2010 a 2012). Como freelancer para o site de Placar, produziu conteúdo histórico e resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018. Pela revista GQ Brasil, desde 2021, tem escrito perfis de personalidades – entre elas, uma capa com Ronaldo Fenômeno e o obituário de Pelé. Seu blog Canhota 10, a princípio criado para cobrir o esporte local, é hoje dedicado ao futebol brasileiro.

11h30/12h. Intervalo para café e foto.

12h/13h. “Árbitros x Federações – algumas histórias”, com Gustavo Longhi de Carvalho. Gustavo é jornalista e pesquisador de futebol. Um dos fundadores do Memofut e vice-coordenador do grupo, tem seis livros publicados – cinco deles ligados ao futebol.

13h. Encerramento.

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.