O Quarteirão da Saúde está intensificando suas atividades neste segundo semestre com a oferta de mais cirurgias eletivas (não urgentes), e o equipamento público já começou a realizar as primeiras cirurgias de laqueadura, que antes estavam sendo realizadas apenas no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Diadema, e marcou também o início aos procedimentos de hérnias e vasectomias começaram.
Isso foi possível após o Centro Cirúrgico Ambulatorial, que conta com três salas, receber uma série de melhorias, como revitalização estrutural das salas, investimentos nas compras de três novas mesas cirúrgicas, três bisturis elétricos e outros itens de instrumentação cirúrgica, locação de monitores e contratação de anestesistas.
José Antônio da Silva, secretário da Saúde do município, celebra o momento. “Com esses investimentos que fizemos no bloco cirúrgico do Quarteirão da Saúde, tanto na parte estrutural como em recursos humanos, vamos ampliar significativamente o número de procedimentos, dando ainda mais agilidade aos atendimentos da população de Diadema”.
Vale lembrar que entre 2021 e 2022, o Centro Cirúrgico do Quarteirão da Saúde ficou fechado para cirurgias durante sete meses por conta do uso do espaço para o atendimento de pacientes com Covid.
Maria Claudia Vilela, diretora do Quarteirão, explica que o serviço está preparado para realizar cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, em várias especialidades, como da oftalmologia, ginecologia, cirurgia geral, entre outras.