X

Linha de cuidado para Saúde da Mulher tem protocolo lançado em Diadema

Gestão atualiza e aperfeiçoa fluxos de atendimentos em áreas como pré-natal, direitos reprodutivos, realização de exames e violência; Ação faz parte da programação do outubro rosa na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema apresentou o Protocolo Linha Cuidado de Saúde da Mulher, que engloba as ações e fluxos adotados em diversas áreas do cuidado à saúde feminina. O evento, realizado no auditório do Quarteirão da Saúde (QS), reuniu mais de 100 profissionais de saúde da rede municipal que atuam no cuidado, promoção à saúde e prevenção de doenças para esse público.

O documento é resultado de dois anos de construção coletiva entre gestores e profissionais dos serviços de saúde para atualização de protocolos e fluxos de atendimento/encaminhamento nas áreas de pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco à gestante, mamografia, inserção de DIU, laqueadura e vasectomia (direitos reprodutivos), exame preventivo/papanicolau e violências (autoviolência provocada e violência sexual).

Entre os objetivos do Protocolo de Linha de Cuidado de Saúde da Mulher estão disseminar informações qualificadas para fortalecer a rede de cuidados, construir estratégias para reduzir o número de óbitos evitáveis na população feminina e ampliar a igualdade de acesso ao sistema público de saúde. Além disso, a estruturação do atendimento se dá por meio do protocolo institucional e da educação permanente.

“Com a atualização e implementação desses protocolos será possível oferecer um cuidado mais acolhedor, humanizado e padronizado em toda a rede de atendimento”, afirmou a médica Margareth Tangerino, que realizou a apresentação do protocolo.

Uma das áreas de destaque no cuidado foi a de exames de mamografia. Em 2021, no início da atual gestão, a fila de exame era de mais de 6 mil mulheres. Em outubro do mesmo ano, foram realizados mutirões e, em 2022, a demanda foi sendo absorvida ao longo dos meses. “Hoje, para casos prioritários, o exame é feito em até 15 dias. Já os procedimentos de rastreio aguardam, no máximo, três meses. E no município não há fila de espera para a especialidade de mastologia”, afirmou José Antônio, secretário de Saúde. “Conseguimos organizar nossa política pública e atender as mulheres com acompanhamento permanente. Hoje é dia de reconhecer o esforço dos profissionais de saúde”, finalizou.

Outubro Rosa

Para celebrar o Outubro Rosa, a Prefeitura de Diadema, por meio dos serviços de saúde, promove inúmeras atividades de orientação e promoção de saúde ao longo deste mês.

No dia 19, mais de 200 pessoas, entre população e profissionais de saúde, participaram de palestra sobre Saúde da Mulher, com orientações para detecção precoce de câncer de mama e avaliação de saúde bucal, no Centro Cultural Okinawa do Brasil. O evento contou com a presença do secretário de Saúde, da vice-prefeita, Pati Ferreira, e do secretário de governo, Deivid Couto, além da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Sheila Onório.

“A gestão vem trabalhando a pauta das mulheres em todas as suas vertentes, na saúde, no esporte, na educação e outras áreas. Às vezes, por conta das tarefas do dia a dia, a gente deixa de se cuidar um pouco. Essa campanha é para o Brasil inteiro ter essa conscientização, de lembrar, cuidar, dialogar e compartilhar informações”, lembrou a vice-prefeita.

Na quarta-feira (25), o ambulatório DiaTrans vai promover evento técnico sobre disforia, uso de acessórios e câncer de mama em pessoas trans, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS). Já na quinta-feira (26), representantes do Hospital Municipal de Diadema (HMD) realizam a entrega de doações para o Banco de lenços Flávia Flores do Instituto Quimioterapia e Beleza.

Confira a programação completa do Outubro Rosa em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-oferta-cuidados-a-saude-da-mulher-neste-sabado-07-10/.

Imprensa:

This website uses cookies.