Foi empossado no CEE (Conselho Estadual de Educação), na quarta-feira (25), o reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo. Ele terá a missão de discutir as políticas educacionais paulistas no órgão, além de ser a voz oficial do ABC e, especialmente, de São Caetano no grupo.
“É motivo de muito orgulho e responsabilidade estar aqui junto às cabeças mais importantes da Educação no Estado. A democratização da Educação nos leva a perseguir melhores indicadores em todo o sistema educacional, contribuindo, de fato, para aperfeiçoar as políticas do setor, do Ensino Infantil ao Superior. Em São Caetano, vou ouvir os profissionais para que possamos bem representar este segmento no Conselho”, observa o reitor Prearo.
A secretária de Educação de São Caetano, Minéa Fratelli, comemorou a chegada de Prearo ao CEE. “Ter alguém de São Caetano, especialmente da Universidade no órgão, é fundamental para a política de educação do município porque estaremos no centro de grandes discussões dos temas do setor em São Paulo, e as decisões irão reverberar na política de Educação da cidade”, disse.
Leandro Prearo é mestre em Administração com Ênfase em Estatística e Doutor em Administração com Ênfase em Estatística, ambos pela USP (Universidade de São Paulo). Sua experiência como docente há mais de 20 anos permitirá atuação efetiva na construção de políticas educacionais para o estado de São Paulo.
O ex-reitor da USCS, e atual diretor da área de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade, Marcos Bassi, também integra o grupo.
O CEE atua como órgão normativo, deliberativo e consultivo dos sistemas educacionais público e privado paulistas. É quem estabelece regras para as escolas de todas as redes (estadual, municipais e particulares) de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE orientar as instituições de ensino superior públicas de São Paulo, bem como credenciar seus cursos.
Sua natureza e função é orientar a comunidade (população, escolas, instituições mantenedoras e profissionais da educação); sugerir, avaliar políticas e descentralizar decisões.
Deve atuar com autonomia que favoreça a descentralização e fixar, por meio de pareceres e de indicações, os princípios e os parâmetros educacionais que definam os objetivos que devem balizar a elaboração do Plano Estadual de Educação.