De origem andreense, o vereador Eduardo Leite, do PSB, é um dos fortes candidatos à prefeito do município de Santo André, onde cumpre seu terceiro mandato como vereador, mantendo uma estreita amizade com o atual prefeito, Paulo Serra.
Eduardo Leite é filho do ex-vereador Antonio Leite, atuando na militância política desde os 15 anos de idade, e é formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo.
Em seu mandato, defende pautas como segurança pública, melhores estruturas para a GCM, e luta por uma saúde de qualidade para a população andreense.
Imprensa ABC: Vereador Eduardo Leite, quais foram seus principais e importantes projetos apresentados no Legislativo em todos os seus três mandatos?
Eduardo Leite: Um projeto que apresentei e que defendo com unhas e dentes, e que tem mais a ver com iniciativas do Executivo do que do próprio Legislativo, e é algo que acredito muito, por isso fiz questão de transformar em projeto de lei, é a educação integral. Em todos os países desenvolvidos tem o ensino fundamental integral, e é isso que garante uma formação necessária para uma criança se desenvolver plenamente, chegar a uma faculdade com bastante conhecimento, e daí consolidar sua profissão. Então precisamos fazer uma revolução em nossa educação, em nosso ensino fundamental e garantir que ele seja integral. No meu primeiro mandato, apresentei um projeto de lei estabelecendo metas para que se alcançasse, ao longo dos anos, essa realidade em nossas escolas.
Outro projeto que tenho muito orgulho em ter apresentado aqui na Câmara de Santo André, foi o projeto que garante a distribuição de absorvente higiênico para as meninas e adolescentes que frequentam nossas escolas municipais e não tem condições para comprar. Nem todas atingem o período menstrual durante o ensino fundamental, mas daquelas que atingem, algumas acabam faltando na escola por falta desse item tão importante para a saúde da mulher. E nosso projeto de lei, já aprovado, pode virar uma realidade na cidade ainda neste ano.
Imprensa ABC: O sr. fala em escola de tempo integral, tem alguma previsão de quando isso possa ocorrer?
Eduardo Leite: Não temos, essa é uma política que esbarra em nossa limitação orçamentária, mas este ano o Governo Federal apresentou um programa para estimular a ampliação de vagas no ensino integral para todos os municípios brasileiros, e aqueles que o aderirem irão receber recursos para isso. Algumas semanas atrás fiz um pedido para que o prefeito de Santo André aderisse à este programa, e agora estamos aguardando uma resposta para saber se fomos incluídos e quantas novas vagas teremos para 2024.
Imprensa ABC: Qual seu maior desafio neste seu terceiro mandato como vereador?
Eduardo Leite: Como é meu último mandato como vereador, já que sou pré-candidato à prefeito da cidade, meu desafio é fazer com que este seja o melhor mandato de todos. Mais propositivo, tenho me preparado mais, agido com mais liberdade para estudar os problemas da cidade, buscar em outros municípios ideias inovadoras para implementarmos em Santo André, seja na segurança pública, na mobilidade urbana. Estive em Barcelona – Espanha -, uma das maiores smart cities do planeta, onde é muito forte a integração entre as novas tecnologias e o serviço público, uma política de mobilidade urbana eficiente, estímulo à ocupação da cidade, diminuição dos carros nas ruas através de várias opções transporte público – ônibus, patinete, bicicleta e até moto por aplicativo você consegue utilizar.
Imprensa ABC: Qual sua relação política com o prefeito Paulo Serra?
Eduardo Leite: Sempre tive boa relação com o prefeito Paulo Serra, mesmo quando o prefeito era Secretário de Obras no governo do ex-prefeito Carlos Grana, sempre dialogávamos bastante, sempre foi muito atencioso comigo, que já era vereador. Depois, quando se elegeu prefeito, logo veio a pandemia, e ela acabou unindo todos nós pois todos tínhamos um objetivo em comum, que era uma guerra onde precisávamos nos juntar para enfrentar. E isso nos aproximou ainda mais. Sempre me ouviu muito e isso melhorou muito nossa relação. E hoje aqui na Câmara Municipal, a maioria dos projetos de iniciativa do prefeito eu apoio. Há projetos que tenho opinião divergente e acabo tendo outro posicionamento, mas nada que abale nossa relação, e considero que até aqui ele vem fazendo um bom trabalho.
Imprensa ABC: Como pré-candidato do PSB à prefeito, como ficará sua relação quanto ao PT e o prefeito, visto que seu partido é base do Governo Federal?
Eduardo Leite: Embora o PSB componha o Governo Lula, com o vice Geraldo Alckmin, os ministros Márcio França e Flávio Dino, e sendo o principal partido aliado do presidente na última eleição, e o primeiro a declarar apoio à candidatura do presidente Lula, nas eleições locais, a realidade é distinta do cenário nacional, mas isso não me impede de ter uma boa relação com o prefeito e nem com o PT. Não tenho problemas com nenhum dos lados.
Imprensa ABC: A eleição ano que vem tende a ser complicada ou não?
Eduardo Leite: Acho que vai ser mais disputada que a última. Primeiro porque não temos mais uma pandemia, isso permite a maior mobilidade dos candidatos pela cidade e hoje Santo André tem novos atores políticos, com uma gama de pré-candidatos maior que na última eleição, e, em segundo, o Paulo Serra não pode disputar um terceiro mandato, o que aumentam as possibilidades de a eleição ser mais disputada que a última, em 2020.
Imprensa ABC: O senhor já tem um planejamento caso vença as eleições em 2024?
Eduardo Leite: Nossa cidade tem um grande desafio pela frente que é resolver um problema que vem tirando o sono de muitos andreenses, que é a Segurança Pública. E nós precisamos ter uma ação muito enérgica para diminuir a criminalidade em nossa cidade, e para isso precisamos ser mais efusivos na cobrança ao Governo do Estado para que tenhamos aumento no efetivo de policiais e viaturas em nossas ruas, além de aumentar o efetivo de nossa Guarda Municipal. O prefeito fez ações importantes, como a implantação de câmeras de videomonitoramento. Santo André talvez seja uma das cidades com maior quantidade de câmeras integradas em um sistema muito interessante. Agora, precisamos garantir que a resposta às ocorrências que são visualizadas em tempo real, seja rápida e para isso temos que ter muitos guardas circulando estes pontos, para melhorar nossos índices de criminalidade. Mas não é só isso. O município precisa cada vez mais garantir a iluminação pública e dificultar rotas de fuga – temos em alguns bairros vielas que poderiam ter obstáculos para impedir passagem de motocicletas, dificultando fuga de marginais, em alguns bairros da cidade já venho cobrando isso.
Imprensa ABC: Essa boa relação que o senhor tem com o prefeito Paulo Serra, pode ser revertida em uma indicação da administração?
Eduardo Leite: O prefeito Paulo Serra tem dito nas entrevistas que vai optar por um candidato do PSDB. Posso dizer que vou permanecer no PSB, foi o partido que escolhi e que vou permanecer enquanto ele quiser. Mas se houvesse o apoio do prefeito, não teria nenhum problema.
Considerações finais
Sou filho de um ex-vereador. Meu pai, Antonio Leite, foi vereador em Santo André, por 16 anos, e essa minha nova empreitada, a construção de uma candidatura à prefeito me fez circular mais pela cidade, e me relacionar com outros grupos, outras lideranças, outras pessoas, conhecendo ainda mais histórias da cidade. E isso tem sido muito significativo, pois hoje percebo o quanto meu pai era querido e respeitado na cidade, e o quanto tenho orgulho em ser filho do Antonio Leite.
Não construí minha história e trajetória política pendurada em meu pai, porque ele sempre me deu liberdade e isso era uma marca dele, algo que tenho a agradecer pois nunca interferiu em minhas escolhas. Mas eu escolhi seguir os passos dele, por ver o homem que ele era, então este momento é muito interessante para mim. Estou muito feliz, construindo um novo projeto, me relacionando melhor com alguns grupos da cidade que não conhecia, e ao mesmo tempo percebendo o quanto meu pai, o qual perdi esse ano, foi uma pessoa importante em minha vida e formação. Como sempre gosto de dizer, gostaria que ele estivesse presente para me acompanhar, já que a cada passo que dou converso bastante com ele.
Então, daqui para a frente meu desafio é organizar o PSB na cidade, estamos em uma forte parceria com o Democracia Cristã, partido que está junto com a gente em nosso projeto, estamos montando nossas chapas de vereadores para as eleições de 2024, e nos programando para ainda este ano construir um plano de governo para a cidade de Santo André, que é uma cidade muito bonita, que tem um potencial imenso e que acredito que é possível melhorar ainda mais.