X

Agenda cultural de Diadema em novembro exalta cultura negra

Eventos da 22ª Kizomba – a Festa da Raça serão realizados em toda a cidade, entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro

A agenda cultural de Diadema do mês de novembro exalta a cultura negra. Entre as atividades, estão os eventos da 22ª Kizomba – a Festa da Raça, que acontece entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro. Destaque para bate-papo com o ator Ailton Graça, show do cantor Chico César e visita da rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, do reino de Ifé, na Nigéria.

Música, teatro, palestras, troca de livros, mostra das oficinas culturais e muito mais garantem diversão, lazer e cultura para toda a família. Confira a programação e escolha seus programas favoritos! As datas e horários das atividades também estão disponíveis em https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.

Dia 4 de novembro

Teatro Clara Nunes
16h – Para Crianças de 0 a 200 anos: Maria e os Insetos – Livre
Companhia Delas
Baseada na trajetória da ilustradora e entomóloga alemã Maria Sibylla Merian, a peça conta sua história de determinação e coragem em sua relação com os insetos e as descobertas revolucionárias que fez sobre esses seres maravilhosos.

Dia 08 de novembro

Biblioteca Olíria de Campos Barros
10h e 14h – Festival Troca Livros – Livre
Esta é a última edição do ano do Troca Livros. Aproveite, traga seus livros e troque por outros. Também teremos um cineminha literário baseado no livro “O telefone de latas”.

Teatro Clara Nunes
20h – Lira Musical de Diadema – Livre
A Lira Musical de Diadema, orquestra de música popular brasileira, encerra o ciclo de apresentações mensais no Teatro Clara Nunes em 2023 com mais um concerto vibrante, mesclando referências históricas com produções contemporâneas do repertório nacional.

Dia 9 de novembro

Centro Cultural Nogueira
9h30 e 14h – Kizomba – O Pequeno Príncipe Preto – 6 Anos
Grupo Ominira – Contação de História
O Pequeno Príncipe Preto é uma adaptação em formato de conto do romance clássico de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”, com uma narrativa que trata da importância de valorizarmos quem somos (e de onde viemos) e mantermos laços de carinho e afeto.

Centro de Memória de Diadema
14h – Kizomba – Cartografia Adè Ona – Livre
Realizado pelo coletivo Diadenega e contemplado pela Lei Aldir Blanc, o Projeto Cartografia Adè (coroa em Iorubá) Ona (caminho em Iorubá) propõe pesquisar os territórios da cidade de Diadema que abrigam de forma material e imaterial expressões culturais e artísticas afrodescendentes.

10 de novembro

Teatro Clara Nunes
19h – Kizomba – Abertura da 22ª Kizomba com Ailton Graça – Livre
O ator Ailton Graça, conhecido por personagens icônicos da TV brasileira, como a crossdresser Xana Summer de “Império”, interpreta o trapalhão Mussum no aguardado longa “Mussum, o filmis”, em cartaz a partir de 5 de novembro. O papel acaba de render a ele o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Crescido no Jardim Miriam, Ailton chegou a trabalhar como feirante e camelô na Praça da Moça antes de estrear nos palcos, nos anos 1980. No Teatro Clara Nunes, Ailton vai conversar com a plateia sobre sua trajetória, o novo filme e a presença do racismo no humor e na TV. O bate-papo será precedido pela cerimônia oficial de abertura da Kizomba e por uma apresentação da Comunidade Negra do Campanário (antigo Mulheres do Campanário), que recebe os grupos Samba de Caboclo, Cia. de Dança da Melhor Idade e Teatro 60+ com o tema “tambor, corpo, voz e ancestralidade” e coordenação artística de Jurandir de Sousa. 

Espaço Cândido Portinari
19h30 – Kizomba – Ancestralidade, Respeito e Resistência – Livre
Aran Viera, Igor Anthony, Geni Santos, Márcia Damasceno, R.J. Amorim, William Teodoro e Projeto 60+
Celebrando a 22° edição da Kizomba Festa da Raça, o MAP organizou uma exposição coletiva com artistas locais. São pinturas, esculturas, objetos e cerâmicas que expressam elementos da cultura afro, valorizando a ancestralidade também como forma de respeito e resistência. Visitação até 2 de dezembro.

Centro Cultural Serraria
18h – Sextou no Serraria! – Livre
Muita diversão e alegria em frente ao Centro Cultural Serraria, com música ao vivo para dançar e se divertir com toda a família com o Forró DR Show. Esse “sextou” promete ser o mais animado ponto de encontro do Serraria e região.

11 de novembro

Praça da Moça
Das 10h às 18h – Kizomba – Beto Criolo e DJ Boby na 1ª AFROFEIRA – Livre
Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a AFROFEIRA estreia em Diadema com show do rapper Beto Criolo às 16h. O artista participa do movimento Hip Hop desde 1999 e já integrou grupos como Filosofia do Morro e Ornamentais. Lançou o EP “Estrategia” em 2021. Como produtor, liderou o projeto Hip Hop Cidadania. Mais cedo, entre 12h e 16h, quem comanda as pick ups na Praça da Moça é o DJ Boby, educador social e DJ, que promete trazer para o palco uma combinação de rap, R&B e brasilidades.

Centro Cultural Nogueira
10h – Kizomba – Mesmo com as Diferenças Somos Iguais – Livre
Nesta exposição de caricaturas de personalidades negras, o caricaturista Humberto Pessoa, aos 26 anos de carreira, apresenta desenhos feitos com a intenção de homenagear ícones negros que de alguma forma foram importantes para a nossa história. Visitação até 10 de dezembro.

Centro de Memória de Diadema
16h – Recital: Homenagem ao Choro – Livre
O recital busca trazer reconhecimento aos artistas que muito fizeram por esse gênero na cidade. Uma maneira de substanciar a importância e agradecer o trabalho dos músicos, muitas vezes esquecidos.

12 de novembro

Casa do Hip Hop
12h às 19h – Kizomba – 50 anos de Hip Hop com Nelson Triunfo – Livre
Uma viagem no tempo pilotada pelo lendário dançarino Nelson Triunfo trará à Kizomba a história, os ritmos, a arte e o contexto que marcaram meio século de hip hop no mundo e sua forte presença em Diadema desde os anos 1980. Triunfo, um dos pioneiros do movimento no Brasil, será o narrador e também o artista homenageado no evento, que vai incluir batalhas de MCs e de breaking e apresentações de rappers e DJs ao longo de toda a tarde.

Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado
16h – Roda de Samba da Prudente – Livre
O projeto traz a grandeza da cultura das Rodas de Samba, resgatando o encontro de músicos e compositores da região. Com o Grupo Pinga Samba e o DJ Mabel.

Dia 13 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
9h – Kizomba – Festival Troca Livros – Livre
Ótima oportunidade de renovar seu acervo literário e ouvir boas histórias. Também teremos um cineminha literário baseado na obra Obax, de André Neves, e muitas brincadeiras africanas.

19h – Kizomba – Baile-show: Especial Samba Rock – Livre
Esta edição do Baile Samba Rock terá, além de muita música nas pick-ups do DJ Branco, apresentação de capoeira do Mestre Zoinho, com maculelê, e alunos da oficina de Trança Afro, com a supervisão da arte-educadora Gabe Imane, trançando os cabelos do público interessado.

15 de novembro

Teatro Clara Nunes
19h – Las Poderosas e as Diferenças Sociais – Livre
Num reino distante, mulheres tentam se livrar do machismo e de tudo que reduz a igualdade. O espetáculo conta com atrizes egressas da Casa Beth Lobo e de suas ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

17 de novembro

Praça do Skate (Praça Lauro Michels)
18h – Feira Agroecológica e Solidária
O músico Vilson Moreno despontou em 1986 nos espaços culturais de São Bernardo do Campo e Diadema, tocando seu violão e mostrando canções mineiras. Em 1989, gravou um vinil com canções autorais que foi lançado em março de 1990. Vilson leciona música e criou várias bandas infanto-juvenis. Entre elas estão: Clave de Lata, Sucantando, Som da Sucata e Banda dos Curumins.

Centro Cultural Heleny Guariba
19h30 – Kizomba – Misturando Raízes – Livre
O sarau Misturando Raízes tem suas atividades de cunho sociocultural e arte-educativo direcionadas a todas as idades, fortalecendo nossa história, preservando e valorizando nossas origens.

Centro Cultural Serraria
18h – Sextou no Serraria! – Livre
Muita diversão e alegria em frente ao Centro Cultural Serraria, com música ao vivo para dançar e se divertir com toda a família com o artista Jaílton Lima. Esse “sextou” promete ser o mais animado ponto de encontro do Serraria e região.

Dia 18 de novembro

Centro Cultural Heleny Guariba
Das 9h às 17h – Kizomba Kids – Livre
Pela manhã, a partir das 9 horas, a diversão começa com brinquedos infláveis e uma porção de atividades culturais e lúdicas. Às 14 horas, entram em cena as atividades de música, dança e cooperação para crianças de todas as idades e a mostra de encerramento das oficinas. Mediação de Margarete Barrucci. Às 15h, tem início o espetáculo “Do Asfalto para o Palco”, focado no circo moderno e com a temática da ancestralidade de cada um. Por fim, às 15h30, o som fica por conta do grupo exclusivamente feminino de percussão Batuque Abayomi, coordenado e regido pelo músico Toninho Miranda.

Centro Cultural Taboão
15h – Mostra de encerramento das oficinas – Livre
Musicalização, saxofone e clarinete com alunos do Prof. Barbosa, piano e coral (Profa. Mônica) e violão (Prof. Douglas Pontes), com a participação do Coral Feminino e do Coral Encanto da Casa da Música (Regente Débora Pinhata).

18h30 – Kizomba – Banda Roots Rockers – Livre
Formada há dois anos por quatro músicos da região do Taboão, a banda Roots Rockers tem na bagagem muita influência do reggae tradicional e do cancioneiro de matriz brasileira. O repertório inclui músicas autorais gravadas recentemente em EP.

Teatro Clara Nunes
19h – Kizomba – Cinema & Café com Audiovisual em Diversos Formatos – Livre
Fenestra (Curta-Metragem)
Thiago Fernandes | 23’56 | Ficção | 2023
Fenestra é o raio de luz por onde passa a vida. Nessa janela, algumas pessoas acabam ficando nas sombras, vendo a vida passar momentaneamente. A pandemia de Covid-19 e o racismo contribuíram para que muitas pessoas negras adquirissem alguns medos do mundo exterior mesmo pós pandemia.

19 de novembro

Centro Cultural Taboão
9h – Kizomba – Encontro com Massapê Capoeira – Livre
Capoeiristas de diversos espaços trazem uma oficina de maculelê e uma roda de encerramento das atividades de 2023. Sob a orientação do monitor MI e a supervisão do Mestre Preá.

20 de novembro

Praça da Moça
Kizomba – Especial Dia da Consciência Negra
16h – Coletivo Minas de Resistência
O grupo com formação 100% feminina apresenta o show “Segura o Coco, Cirandeiras!”, samba de coco que celebra mulheres em repertório autoral e clássicos. Encerramento com vibrantes cirandas populares.

17h – Tambor de Crioula
A apresentação interativa do Tambor de Crioula da Dona Teca envolve o público de forma lúdica, com dança, cantos e ritmos dessa tradição maranhense. Com a Mestra Sandra de Xadantã, preservamos essa rica expressão cultural.

18h – Segundo de Paz
Formada por quatro jovens durante a pandemia, a banda Segundo de Paz combina reggae com influências de jazz, MPB e temas cotidianos em suas composições.

19h – Lira Musical de Diadema convida Chico César
Fechando a programação do Dia da Consciência Negra, Lira fará um concerto especial em dois atos. No primeiro momento, a orquestra homenageia célebres compositores negros, entre os quais Pixinguinha, Moacir Santos, Miles Davis e Bob Marley. No segundo ato, comemorando um ano de revitalização da Lira após um longo período de inatividade, a orquestra reafirma sua nova vocação de dialogar com compositores brasileiros contemporâneos convidando para esta festa o compositor e intérprete Chico César, que fará com a Lira um espetáculo único, com arranjos inéditos e regência do maestro Marcelo Curumim. No repertório, sucessos do artista como “Filá” e Mama África”.

Dia 22 de novembro

CEU das Artes
9h – Novembro Azul no CEU das Artes – 16 Anos
Palestra com propósito de conscientizar os homens a respeito da prevenção no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
13h – Kizomba – Clubinho de Leitura com “O Pequeno Príncipe Preto” – Livre
De Rodrigo França; mediação da bibliotecária Angelina Souza
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e outras formas de ver o mundo, o Clubinho de Leitura estreia seus trabalhos convidando crianças alfabetizadas ou não para conhecer essa linda produção literária, baseada na obra francesa de grande sucesso mundial “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry.

Teatro Clara Nunes
18h30 – Kizomba – Visita da Rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, do reino de Ifé
Com destacada presença no mundo da moda e idealizadora do Africa Fashion Week, semana de moda criada em 2011 e que já teve edições em cidades como Londres, Abuja (Nigéria) e São Paulo, a Rainha Ronke Ademiluyi passa o dia em Diadema e vem à tarde ao Teatro Clara Nunes para receber o título de cidadã diademense. A cerimônia será precedida por uma apresentação de peças de confecção afro desenvolvidas por produtores independentes, ao longo da tarde, também no teatro, e, a partir das 18h, contará com uma programação cultural que inclui roda de capoeira, atividade religiosa de grupos de matriz africana e a entrega das medalhas das Yabás à 15 mães de santo da cidade.

Centro de Memória de Diadema
18h – Ensaio Aberto com Violeiros de Diadema – Livre
Com repertório que busca manter viva a música sertaneja e a bela obra do povo interiorano, o grupo Violeiros de Diadema convida para o ensaio aberto; um encontro aconchegante e uma viagem pelos vários estilos da música de raiz.

Dia 23 de novembro

CEU das Artes
10h30 – Festival de Troca de Livros – Livre
Esta é a última edição do ano do Festival de Troca de Livros. Aproveite, traga seus livros e troque por outros. Também teremos um cineminha literário baseado no livro “O Telefone de Latas”.

Centro Cultural Heleny Guariba
14h – Kizomba Kids com Roda de Leitura – 10 Anos
Fábula da África Meridional que revela o comportamento de uma lebre e de uma hiena diante da generosidade da árvore da vida. Mediação: Margarete Barrucci e André Santos.

Biblioteca Olíria de Campos Barros
19h – Kizomba – Sarau da Raça – 12 Anos
Em celebração do mês da Consciência Negra, a Biblioteca Olíria de Campos Barros recebe o músico Edimundo Santos com composições do seu disco “Todo Silencioso”. Microfone aberto para todas as expressões artísticas.

24 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
19h – Mostra de encerramento das oficinas: Dança – Livre
Encerrando nossos trabalhos de dança, as turmas das oficinas de Dança Cigana, Dança do Ventre, Dança de Salão, Samba-Rock e convidados, apresentarão um pouco dos processos realizados nas aulas.

Centro de Memória de Diadema
19h – Kizomba – Sarau do Memória – Livre
Em mais uma edição do tradicional “Sarau do Memória” convidamos para apreciar manifestações artísticas diversas: prosa e poesia, música e dança, audiovisual e a presença de autores da cidade. Neste mês, com a temática da Kizomba Festa da Raça.

Dia 25 de novembro

Centro Cultural Nogueira
10h – Festival de Troca de Livros de Diadema – Livre
A Rede de bibliotecas promove mais uma feira de troca de livros com novidades literárias para todos os gostos e idades. Para participar, basta comparecer ao evento com livros em bom estado de conservação e fazer a troca. Doação de jogos e brinquedos também são bem-vindos.

14h – Kizomba – Roda de Samba – Livre
Encerramento das oficinas culturais de 2023 a partir das 10h, finalizando com a Roda de Samba Resenha dos Sujos.

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
14h – Mostra de encerramento das oficinas: Violão, Artesanato, Artes Plásticas, Coral e Teatro (Auto de Natal) – Livre
Após a apresentação de temas inspirados nas tradições natalinas, crianças, jovens e adultos das oficinas de teatro encenam o Auto de Natal do Campanário.

Centro Cultural Diadema
13h – Feira Feira: Variedades Culturais & Artísticas & Artesanais & Gastronômicas – Livre
Expositores da cidade e região com arte e artesanato, moda e acessórios, artigos usados e desapegos, serviços e gastronomia, mais apresentações e intervenções artísticas, atividades socioculturais e afins.

14h – Viva Nordeste 10ª edição – Livre
O Coletivo Cabrocha promove a 10ª edição do Viva Nordeste, com shows musicais, encontros, oficinas, gastronomia e outras manifestações exaltando a cultura nordestina.

Biblioteca Olíria de Campos Barros
10h – Kizomba – Clube Leia Mulheres – 14 Anos
O Clube Leia Mulheres deste mês traz o livro “Memórias de Plantação: episódios de racismo”, de Grada Kilomba. Esta obra aborda questões subjetivas e políticas que envolvem racismo, sexualidade e outras práticas.

Centro Cultural Serraria
18h – Kizomba – Teatro em Foco: Laboratório de Cenas Curtas – Livre
A Câmara Setorial de Artes Cênicas convida grupos da cidade para uma troca de experiências e apresentações de cenas curtas e/ou processos em criação visando fomentar o debate e fortalecer a cena local. As oficinas de teatro dos centros culturais apresentarão, também, seus trabalhos em processo.

Dia 26 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
13h – Mostra de encerramento das oficinas: Violão e Cavaquinho – Livre
Grupo Antigas Escrituras
As turmas de violão e cavaquinho convidam para apresentação dos repertórios musicais trabalhados durante o ano. Em seguida, grupo Antigas Escrituras toca o melhor do samba raiz, relembrando os grandes nomes e clássicos da MPB.

Dia 28 de novembro

Nas redes sociais da Secretaria de Cultura
15h – Kizomba – Consciência Negra – Livre
O programa Sabor da Cultura consiste em um encontro mensal, sempre na última terça-feira do mês, em que se apresentam convidados especiais e um prato típico. O tema desse episódio será ‘’Gratidão’’ e o prato apresentado será Acarajé.

Dia 29 de novembro

Centro Cultural Taboão
16h – Kizomba – Exposição – Livre
Encerramento das Oficinas de Artes Visuais com exposição dos trabalhos realizados pelos oficinandos(as), sob a orientação da Profa. Andreia Alcantara.

30 de novembro

Praça da Moça
17h – Feira Feira na Praça – Livre
Projeto do Centro Cultural Diadema chegando à Feira Noturna da Praça da Moça, com expositores da cidade e região em arte e artesanato, moda e acessórios, artigos usados e desapegos, mais apresentações e intervenções artísticas.

19h – Cultura na Feira – Livre
O artista Martinho Jorge, afilhado de Martinho da Vila, apresenta um repertório de sambas tradicionais e autorais, sempre com músicos de alto nível musical e ampla experiência no gênero, como Dino Daia, Sergio Bello, Ubaldo Versolato e Marrom Nassor, entre outros.

03 de dezembro

Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado
14h – Dia Nacional do Samba – Livre
Em parceria com a União das Escolas de Samba de Diadema, o Centro Cultural Eldorado promove encontro de pavilhões das escolas de samba em comemoração ao Dia Nacional do Samba com as seguintes atrações: Grupo Batuque Saiu da Cozinha, Afosé Asé Odora, Grupo SNV – Só Nego Véio, GREC Eldorado Estação do Samba, Bloco Unidos do Morro, Grupo Samba de Caboclo e GRES Mocidade do Inamar.

Imprensa:

This website uses cookies.