O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) estará em campo neste sábado (4) para a realização de mais um de seus encontros mensais; aberto ao público, o coletivo estará reunido no Auditório ‘Armando Nogueira’, localizado nas dependências do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Será a reunião número 158 da instituição, criada em 2007 com o objetivo de apoiar e preservar a memória do futebol brasileiro.
Na agenda oficial da 158ª reunião, enviada pelo amigo e Coordenador do grupo, Professor Alexandre Andolpho, em pauta o Paulista de Jundiaí, a reforma do Museu do Futebol e o futebol feminino, além, claro, das resenhas entre os participantes nos intervalos. A agenda de hoje:
8h30/9h. Aquecimento, com café da manhã.
9h/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).
9h30/11h. “As 7 vidas de um galo”, com José Roberto Fornazza. Fornazza é engenheiro, pesquisador de futebol, membro do Memofut e torcedor do Paulista de Jundiaí.
11h/11h15. Intervalo para café e foto.
11h15/12h. Apresentação do projeto de reforma da exposição principal do Museu do Futebol, com Marília Bonas. Historiadora pela PUC-SP, especialista em museologia pela USP e mestre em museologia social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Marília é diretora técnica do Museu do Futebol.
12h/13h. Bate-papo com Lu Castro, coautora do livro “E a Boca do Luxo entra em campo”. Jornalista, pesquisadora, escritora e curadora, Lu Castro, 52 anos, é parceira do Museu do Futebol e do Sesc-SP. Há mais de uma década desenvolve projetos e produtos de cultura esportiva, e também é coautora do livro “Futebol feminista – ensaios”.
13h. Encerramento.