X

Mais uma, Prefeito!

A administração do prefeito José Auricchio, anda meio desnorteada com as decisões da justiça e Ministério Público. Um dia a casa cai prefeito. Deveria cair também para quem aprovou os projetos sem os devidos cuidados, como é o caso mais recente na área da educação. O Juiz Dagoberto Jerônimo do Nascimento, da 5ª Vara Cível da cidade, condenou o prefeito por desvio de função de funcionários da Educação, professores concursados exercendo outras funções. O Juiz acolheu os argumentos do MP e impôs multa de 1,5 milhão de reais ao prefeito e pediu a nulidade das portarias de 2017 e 2018. Parece que a fiscalização dos vereadores não vem funcionando muito bem há muito tempo.

Não sabe nada…

Que São Caetano faz divisa com Santo André, São Bernardo e São Paulo, todo mundo sabe, mas jogar a culpa das enchentes da cidade porque a cidade vizinha não limpa bueiros nas divisas, aí é muita falta de noção por parte de vereador. Pior ainda é que o mesmo vereador quer cobrar do Consórcio Intermunicipal a execução do serviço, vai ver que ele ainda não deu conta que São Caetano caiu fora da entidade ou o prefeito José Auricchio não o avisou. Outro dia em reunião, ele deu a entender que o culpado era São Pedro.

Atila virando piada!

O deputado estadual Atila Jacomussi, e ex-prefeito que ganhou música no Fantástico, por ter sido preso pela Polícia Federal por três vezes, por desvio de merenda escolar na cidade e ter escondido dinheiro dentro de panelas encontrado pela polícia, quer ser novamente prefeito de Mauá e acredita que tem popularidade suficiente para ganhar as eleições em outro. Piada? – não é isso que ele pensa e está trabalhando firme neste sentido, com apoio de seu pai, o vereador Jacó, que ainda não crê que seu filho foi preso pela PF por praticar tais crimes. O deputado visita obras pela cidade como se fosse o mentor e atual prefeito e fala que é obra do Estado e nem fica corado com as mentiras.

Morando ficando só?

A debandada é geral, na administração do prefeito Orlando Morando que parece estar perdendo a mão de seus principais aliados, que não veem a hora do mandato dele acabar e assumir alguém melhor para administrar a cidade que está caindo aos pedaços em todas as áreas. Depois de dois secretários pedirem as contas nos últimos meses, agora é a vez do vereador que assumiu no Legislativo nesta semana e de ser da base, votar contra ele. O que todo mundo espera e que não deve acontecer é a demissão da secretária de comunicação que continua soberana no cargo, até depois dos últimos acontecimentos envolvendo um jornal. Até quando?

Maquiagem aí não!

O prefeito Auricchio pode maquiar todas as obras que quiser, porque a maioria dos vereadores não fiscalizam nada mesmo, – é caso de Ministério Público e até de polícia. Mas uma obra que não pode ser maquiada é a do Viaduto Independência. Estão sendo gastos quase 40 milhões para sua reforma, que deveria mesmo ser é demolido e construído outro no local. Seria mais confiável e custaria o mesmo valor da reforma, não é prefeito?

Interesse escuso?

A Rodoviária Nicolau Delic, de São Caetano, está sendo privatizada pela administração. Isso é ótimo. Errado é o prefeito José Auricchio e vereadores aprovarem o projeto de reforma do bem público, com custo de 20 milhões antes da privatização. Essa história está mal explicada pelo prefeito, visto que é dinheiro público gasto na obra que será dada a administração privada em seguida. Será que há interesse escuso do prefeito para aprovar a obra em toque de caixa e iniciar pontualmente sua reforma? – O Ministério Público deve fiscalizar imediatamente este contrato, entre outros assinados pela administração nos últimos meses.

Pode, quem sabe!

Que tem político que acredita que elege até “poste” em seu lugar, isso tem! – e muitos no Grande ABC e em São Paulo. Mas não é bem assim, na história recente da região só um prefeito conseguiu esse intento em 2004, e é famoso até hoje. Agora, pode ser a mesma coisa. Quem foi eleito em 2004 acredita que vai eleger um poste em seu lugar neste ano, para isso acontecer e não ter problemas eleitorais “o poste” foi inaugurado bem antes das campanhas para não chamar a atenção da Justiça Eleitoral, que o viu em outras eleições, como um político a ser combatido com rigor por não gostar muito de cumprir ordens judiciais, tanto que até já foi cassado e tem inúmeros processos pendentes.

Padre Kelmon na região?

Quem disse que o polêmico Padre Kelmon estaria fora de órbita eleitoral depois do fiasco das eleições presidenciais, quando foi demonizado pelos candidatos e chacoteado por todo mundo, ao não saber dar uma resposta sequer nos debates, ganhará notoriedade nas eleições municipais. Em São Bernardo, quem dará palanque a ele será o empresário Jefferson Magno e em São Caetano, devem ser o ex-vereador Eduardo e Beto Vidoski, o primeiro é presidente do PRD na cidade. Segundo Eduardo, o partido terá uma chapa muito forte, só não se espera que todos estarão vestidos à caráter! – quem está atualmente no mesmo partido é o vereador Américo Scucuglia, será?

Samuel Oliveira: Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.

This website uses cookies.