X

Curso de atendimento à pessoa idosa é ministrado em Diadema

Objetivo é sensibilizar profissionais para os desafios do atendimento digno a quem envelhece cada vez mais; cidade foi município do ABCD onde essa população mais cresceu

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) de Diadema deu início, no último dia 20, ao curso de Formação em Atendimento à Pessoa Idosa, voltado especialmente a funcionários de 5 secretarias da Prefeitura que trabalham diretamente com esta população: Assistência, Educação, Saúde, Cultura e Esporte. Sob coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), o objetivo é sensibilizar esses servidores para os desafios de atender uma população que envelhece cada vez mais, que tem direitos e merece viver com dignidade.

“O envelhecimento, na verdade, é uma história de conquista e triunfo da humanidade,” revelou a assistente social Marília Berzins, responsável pela oficina da última terça-feira (27), ao relembrar que, na antiguidade, a expectativa de vida pouco passava dos 30 anos. “Por isso, envelhecer é um direito humano fundamental e algo a ser celebrado. Principalmente em Diadema, a cidade do ABCD onde a população idosa mais cresceu nos últimos dez anos”.

Segundo o Censo 2022, esse crescimento foi de 94,8% – de uma população de pouco mais de 18 mil habitantes com mais de 60 anos em 2010, para cerca de 36 mil.

“E os desafios são vários,” continuou a professora. “As famílias estão diminuindo, ou seja, diminui a rede de apoio à pessoa idosa, que tem necessidade de mais atendimento médico, mais assistência, a mobilidade também diminui… Quem é que deve cuidar desse cidadão? É certo cobrar só a família? E a sociedade, o poder público?”.

Marta Bruno, também assistente social e coordenadora do projeto, revelou que às vezes é preciso uma maior compreensão sobre essa questão do envelhecimento e de que pessoas idosas têm necessidades específicas. “Vamos qualificar 200 pessoas, em 8 turmas de 25,” explicou a coordenadora. “Estamos recebendo servidores preocupados com essa situação e que nos trazem dúvidas e inquietações que trabalharemos ao longo do curso. Mas é visível uma vontade muito grande de obter um conhecimento novo, um olhar diferenciado para atender a pessoa idosa com mais dignidade, mais responsabilidade”.

O professor de educação física Fabiano Fernandes de Almeida é servidor da Secretaria de Esporte e Lazer e trabalha com o projeto Mulheres em Movimento, que atrai muitas mulheres idosas da cidade. “Eu indico a atividade física até para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida no dia a dia,” comentou. “Este é um curso de extrema importância, pois não só nos abre os olhos para a população com a qual trabalhamos, como também para nossos parentes e pessoas próximas, que já envelheceram, e para nós mesmos, que vamos com certeza envelhecer. É preciso ter um olhar diferenciado, para garantir a autonomia e o bem estar de cada um”.

O curso é composto por 16 encontros semanais e os participantes receberão um certificado que atestará a formação. “Um certificado importante, pois cada vez mais a sociedade vai precisar de especialistas em envelhecimento como estes aqui de Diadema,” pontuou Berzins.

Imprensa:

This website uses cookies.