X

Ponto de descarte irregular vira área de convivência em Santo André

Semasa revitalizou espaço degradado entre as ruas Casemiro de Abreu e Imbuia, na Vila Sacadura Cabral

O cenário de uma calçada com entulho, móveis, sacolas e até mesmo uma privada ficou no passado entre as ruas Casemiro de Abreu e Imbuia, na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Quem transitar pela região agora se depara com novas árvores, vasos com plantas, mesas, bancos e jogos – como “amarelinha” e tabuleiro para damas e xadrez, possibilitando que os moradores possam se reunir para conversar e se divertir.

As melhorias foram realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com a participação dos próprios munícipes. Trata-se de mais uma ação do programa Ponto Limpo, que requalifica locais onde há acúmulo ilegal de resíduos.

“O programa trabalha juntamente com a população para revitalização das áreas de descarte irregular de resíduos. Quando os moradores atuam com o órgão público, eles valorizam mais os trabalhos e contribuem para a preservação desses espaços”, explica a coordenadora do Ponto Limpo, Maria de Lourdes Lopes Sousa.

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, também foi parceira na ação.

Mobilização

Antes de iniciar a transformação, o Semasa conversou com os moradores sobre as melhorias que seriam feitas, sensibilizando-os para os problemas ambientais e de saúde que o descarte inadequado de resíduos causa.

Moradora há 20 anos do Conjunto Residencial Prestes Maia, que fica ao lado do local onde foram feitas as intervenções, a aposentada Maria das Neves Ferreira, de 67 anos, foi uma das pessoas que colocaram a mão na massa para revitalizar a área. “Jogavam muito lixo e faziam a queima dos materiais. Fiquei muito feliz de ver essas melhorias. Agora, é ficar de olho para que conservem”, disse.

Por causa do descarte irregular de resíduos, era comum ver a proliferação de ratos, pombos e baratas, fora o mau cheiro. Em todo o ano de 2023, a equipe de varrição do Semasa gastou mais R$ 19,6 mil para retirar cerca de 12 toneladas de materiais.

O espaço também ganhou a instalação de lixeiras e de uma placa que sinaliza a proibição de jogar resíduos. Em breve, também será instalada a placa do programa Ponto Limpo, mostrando a transformação do local.

Imprensa:

This website uses cookies.