Em homenagem ao centenário do artista andreense Luiz Sacilotto (1924-2024), a Livraria e Espaço Cultural Alpharrabio (R. Dr. Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista, Santo André), inaugura neste sábado (20), em evento das 11h às 13h, um Mural externo do artista plástico William Pimentel. Simultaneamente, haverá o lançamento de um postal do poeta e arte-postalista andreense Zhô Bertholini também alusivo à data.
No mural, William Pimentel usou do stencil como suporte, este cheio de cortes e marcas, permite ao artista explorar a relação entre a presença e a ausência, criando uma tensão visual que convida o espectador a refletir sobre a natureza da obra. Se apropriando desses rastros e marcas, o artista pinta no que um dia se fez pintar e cria uma conexão entre o passado e o presente, criando um diálogo entre o vestígio e a memória.
Em suas pesquisas recentes, busca novos modelos e significados de construção da imagem, desloca os signos de sua função original, mistura simbologia, palavras e principalmente a figura humana, criando um diálogo entre esses elementos aparentemente desconexos, utilizando imaginário histórico do cotidiano e da arte pop.
Sobre os Artistas
William Pimentel nasceu em Santo André. Desde 2008 Pimentel transita entre as artes plásticas e arte urbana, usando especificamente o stencil como base do seu trabalho. Muito difundido na arte urbana, o stencil consiste em um desenho recortado em uma superfície impermeável. A tinta atravessa as partes vazadas da matriz imprimindo a imagem no suporte escolhido.
• Artista plástico autônomo, atuando desde 2008;
• Exposição coletiva “Solo 10” realizada no Centro Cultural do Solo Sagrado (2013);
• 44ª Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em Santo André (2016);
• Exposição coletiva InVisível na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (2019);
• Exposição coletiva “Arte do ABC: Cultura e Expressão na Grande São Paulo” na FUNART São Paulo (2022);
• Exposição individual “Vestígios Sobre Memória” galeria ZIV – São Paulo (2023).
Zhô Bertholini nasceu em Santo André, em 1953. Poeta, artista gráfico, artista postal, editou, com a poeta Jurema Barreto de Souza, entre os anos de 1994 e 2007, a histórica revista de poesia A Cigarra. É autor de “Sem ensaio” (1994), “Poética urbana” (1996), “Céu sem dono” (2006), “Vagamundo” (2010), “Aquática” (poema infantil, 2016 – com desenhos de Guto Lacaz), e “Sol postiço” (2022).