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Hospital Nardini, de Mauá, conquista selo inédito ISO 9001 em atendimento

Unidade é a primeira 100% SUS a receber a certificação pelos serviços públicos prestados

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, de Mauá, recebeu na última quarta-feira (08), o certificado ABNT NBR ISO 9001:2015, tornando-se o primeiro hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) a alcançar este selo na área de atendimento do Grande ABC. A cerimônia de entrega ocorreu no anfiteatro da unidade, destacando a evolução do equipamento de saúde, que serve cerca de 650 mil pessoas nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A cerimônia de certificação contou com a presença de autoridades locais, incluindo Eliene de Paula Pinto, coordenadora de Regulação da Rede de Urgência e Emergência, representando o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e a secretária de Saúde, Célia Bortoletto; o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; a diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), Dra. Patrícia Veronesi; e a sócia-fundadora e CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, que realizou a entrega oficial do certificado, celebrando o empenho e a dedicação dos profissionais do hospital.

Os resultados poderiam ser ainda melhores, se o Governo do Estado voltasse a contribuir para o custeio do Hospital Nardini, o que não é feito desde dezembro de 2022, mesmo a unidade sendo uma referência regional e não apenas municipal. No segundo semestre daquele ano, houve um repasse de R$ 9 milhões em seis parcelas. Desde janeiro de 2023, a Prefeitura vem apresentando vários pleitos e, mesmo apresentando toda a documentação solicitada, até o momento não houve a retomada do envio da verba. O funcionamento do Hospital Nardini custa cerca de R$ 10 milhões por mês para a Prefeitura.

Gerente de Qualidade e Planejamento do Hospital Nardini, Rodrigo Brolo destacou o pioneirismo e a importância da conquista. “A criação de um sistema de gestão da qualidade é um passo importante no crescimento sustentável de uma instituição. O sistema da qualidade, tal como previsto na norma ISO 9001:2015, propõe às instituições reflexões sobre a sua estratégia, as suas forças e as suas fraquezas, bem como a melhor forma de monitorar a eficácia de seus processos”, explicou.

Diretora-geral da unidade, Dra. Patrícia Veronesi seguiu com a promessa de sempre aprimorar os serviços do Hospital. “Receber uma certificação não é um quadro na parede, é a concretização de um processo. É uma cadeia de atos que agora temos que seguir. E o compromisso importante também é o do não retrocesso. Ou seja, essa equipe seguindo comigo não retroagirá”, afirmou.

Selo ISO 9001:2015

O processo de certificação do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini durou cerca de quatro meses e ocorreu a partir de colaboração com o Instituto Qualisa de Gestão. A implementação do sistema de gestão da qualidade visa aprimorar a eficácia dos processos internos e a satisfação do usuário, elementos centrais da norma ISO 9001:2015.

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