X

Caos na Saúde de Auricchio: Moradores sofrem no PS Albert Sabin

Munícipes relatam demora para passar por consulta ou agendar exames de especialidades e criticam gestão Auricchio na Saúde

Moradores usuários do sistema público de saúde de São Caetano denunciam demora no atendimento do pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula, além de apontarem extensa fila de espera para realização de exames ou tratamento de especialidades.

O Imprensa ABC recebeu diversos relatos de munícipes que observam a desestruturação no atendimento daquela que é considerada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) uma das principais vitrines de sua administração.

Hellen Braga comentou que procurou o PS do Hospital Albert Sabin no mês passado, em um dia de semana, às 13h, com crise de gastrite. Saiu do equipamento somente às 18h. As cinco horas para ser atendida contrasta com o discurso de Auricchio sobre excelência na saúde de São Caetano. Tem munícipe que afirmou aguardar até sete horas para passar em consulta.

Ivone Jacobina passou pela porta de entrada do sistema de saúde e foi constatado que ela precisaria passar por sessões de fisioterapia para tratar seu problema médico. Isso há sete meses. E ela segue sem realizar o tratamento que vai aliviar sua dor.

O volume de reclamações contrasta com a abertura de novos equipamentos pelo governo Auricchio com a promessa de dar celeridade aos atendimentos no setor. O Atende Fácil Saúde foi inaugurado há um ano, com custo de R$ 20 milhões.

“Nossos moradores terão consultas, exames e acesso a medicamentos em um único endereço, o que facilita a vida das pessoas. O Atende Fácil Saúde vai aprimorar muito o acesso às especialidades, inclusive por meio da telemedicina (com três consultórios). Este é o grande avanço, que nos permite ampliar com qualidade os atendimentos aos pacientes”, disse Auricchio, no dia da inauguração do Atende Fácil Saúde. Passados pouco mais de 12 meses, a realidade de quem utiliza o sistema é bem distante do discurso do prefeito.

Outro fator que chama atenção dos usuários é que a saúde de São Caetano é administrada praticamente pelos mesmos gestores há mais de 20 anos. “Eu nunca vi a saúde de São Caetano tão ruim e com uma demora absurda para completamente qualquer serviço”, se queixou Cinthya Rodrigues, outra usuária do sistema municipal.

Durante duas décadas a Saúde de São Caetano foi comandada majoritariamente por Regina Maura (PSDB), escolhida por Auricchio para ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo vereador Tite Campanella (PL). Regina Maura é apresentada por Auricchio como especialista na gestão da saúde do município.

“Me desculpa, mas só quem usa pode falar! Demorar mais de três horas… Sinto muito! Somos exemplos, com os mesmos problemas! Nada adianta montar toda uma estrutura com falhas graves!”, reclamou a moradora Adriana Torquato.

Imprensa:

This website uses cookies.