X

Como não enlouquecer em momentos difíceis

A haunted house is fiction, but a haunted mind...

Se há algo pior do que vivenciar um novo trauma, é a ameaça desse trauma se repetir alguma vez.

Não é porque já passamos por uma situação uma vez que a segunda será mais fácil de lidar. Muito pelo contrário. Por sabermos o quão difícil certas situações são, maior o medo e o pânico de ter que enfrentar tudo de novo. E, tudo piora se você tem ansiedade. Afinal, está sofrendo dobrado. O trauma nem se repetiu e você já está lá, vivenciando tudo na sua mente. E, se a pior das hipóteses acontecer, você estará lá: sofrendo para valer e dessa vez sem ser apenas na sua cabeça.

É um inferno incessante.

Gostaria de ter mais soluções. Poderia te dizer para fazer exercício ou distrair a sua mente. Mas, sejamos honestos, se você tem ansiedade, a não ser que já conheça alguma técnica que funcione excepcionalmente bem para você, há apenas duas opções:

  1. Viver dia após dia tentando não cometer nenhuma loucura e sobreviver o inferno que é a sua mente.
  2. Fazer tudo o que puder para sair dessa situação de ameaça o mais rápido possível, e se convencer de que tudo o que está sob o seu controle você já está fazendo.

Na primeira opção, é bom que tenha alguém para conversar. Nem que seja a inteligência artificial ou algum tipo de diário. É importante que esteja colocando seus pensamentos para fora de alguma forma a fim de não explodir eventualmente. Já na segunda, é preciso muito controle mental. Na hora da ansiedade ou pânico, a tendência é perder o controle do racional. Contudo, se alguma parte de você for capaz de se prender à tudo o que está fazendo para controlar a situação: há esperança!

Como não enlouquecer em situações difíceis não significa que tudo vai se resolver necessariamente. Mas com certeza te dará as ferramentas necessárias para superar a sua situação da melhor forma possível.

Amanda Magliaro Prieto:

This website uses cookies.