X

1ª Copa Parque das Américas tem início hoje

Um dos bairros de maior densidade populacional de Mauá é o Parque das Américas, com seus mais de 50 mil habitantes. O número de pessoas que moram na região é superior ao de muitos municípios brasileiros e congrega entre suas vielas e ruas vários times de futebol, com suas histórias, sedes, projetos, torcidas, jogadores e dirigentes que, ao final, querem mesmo é jogar uma bolinha para depois curtir aquele churrasco numa resenha com ambiente festivo e acolhedor.

O único campo do bairro fica num aclive chamado de ‘Barroca’, localizado entre as ruas Chile e Bogotá; no local, as crianças do bairro são atendidas por projetos sociais desenvolvidas pela prefeitura e por entidades como a AFUPA (Associação de Futebol do Parque das Américas). Também no local os times do bairro se revezam para mandar seus jogos e para organizar eventos como o de hoje, com o início da 1ª Copa Parque das Américas.

Campo da Barroca é o único campo de futebol que sobreviveu às especulações de toda ordem por qual sofreu a cidade e, particularmente, o bairro resiste, seria assim como o futebol raiz, com a várzea, sua organização e presença na vida social das comunidades de seu entorno

Futebol raiz

A 1ª Copa América é um típico torneio do “futebol raiz”, daqueles encontros peladeiros realizados em campos de terra, com jogadores e times sem muita estrutura e recursos. Contudo, a competição promete, quando a partir de hoje (17), oito equipes entram na Barroca para a disputa do título: AA Amigos da Bela Vista, Unidos da Vila FC, EC Santa Cruz, Veteranos da Bola, Unidos do Morro do Sabão, Sem Saída FC, Estrela Azul FC e Paradão FC.

Os campeões receberão troféus, medalhas e um fardamento completo; ao segundo colocado, troféu e medalhas. A organização do torneio é do Complexo do Parque das Américas, equipe da AFUPA que disputou a taça das favelas, através do Luis Manoel, o Luisinho, um dos organizadores. Os jogos: Amigos da Bela Vista x Sem Saída FC (8h); Paradão FC x Unidos da Vila (10h); Unidos do Morro x EC Santa Cruz (12h) e Veteranos da Bola x Estrela Azul (14h). O torneio tem por objetivo o levantamento de recursos para a participação do bairro na taça das favelas, como ocorreu na edição passada que foi realizada no Estádio do Canindé.

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.