X

Diadema se prepara para o epicentro do Cinema Brasileiro

Neusa Borges e Nill Marcondes estarão no VI Festcimm – Festival de Cinema no Meio do Mundo, celebrando os Territórios Afetivos e a Diversidade do Cinema Brasileiro

Entre os dias 23 e 28 de agosto de 2024, Diadema, em São Paulo, se tornará o epicentro do cinema brasileiro com a realização do VI Festcimm – Festival de Cinema no Meio do Mundo. Organizado pelo Instituto Cinema no Meio do Mundo, Toco Filmes e Ágora-Produção e Execução de Projetos, o festival conta com o apoio da Fábrica de Cultura de Diadema e da Secretaria de Cultura de Diadema, através da Lei Paulo Gustavo.

O consagrado ator Nill Marcondes, com 35 anos de carreira, será um dos apresentadores do festival, adicionando ainda mais brilho ao evento. Nill compartilhou sua empolgação e honra em participar do Festcimm, afirmando: “É uma honra apresentar o Sexto Festival Cimm, porque eu conheço toda a equipe, eu sei do trabalho, gosto muito do trabalho deles, adoro o trabalho nordestino, do cinema nordestino, e temos a honra de homenagear Dona Neusa Borges. E eu ali de frente num festival que é pro público, simples e que tem um prêmio, que é o prêmio mais do povo, que é o prêmio Seu Zé.”

Celebração dos Territórios Afetivos

Com o tema “Territórios Afetivos”, o Festcimm 2024 celebra as raízes afetivas e culturais que conectam pessoas e lugares através do cinema. Este tema reflete a trajetória do festival, que tem deixado um rastro de conexões profundas por onde passa. Além de Diadema, o festival terá exibições também em João Pessoa, na Paraíba, e em Garanhuns, Pernambuco.

Homenagem a Neusa Borges

A grande homenageada desta edição é a veterana atriz Neusa Borges, que aos 82 anos continua a inspirar gerações com sua carreira no cinema e no teatro. Entre seus trabalhos mais marcantes estão os filmes “O Rei da Noite” (1975), “Sábado Alucinante” (1979) e “Polaroides Urbanas” (2008), além de peças teatrais como “A Capital Federal” (1972) e “Ópera do Malandro” (1978). Neusa receberá o troféu “Seu Zé”, concebido pelo artista plástico peruano Jorge Vargas.

Diadema: Berço do Festcimm e Cidade do Cinema

O Festcimm nasceu em Diadema, cidade que tem se consolidado como um importante polo de produção audiovisual no Brasil. Com seu rico patrimônio cultural e artístico, Diadema será o palco de um encontro cinematográfico que transcende as telas e roteiros, promovendo uma imersão no tecido social e afetivo da comunidade.

Programação Completa do Festcimm 2024

23/08 – Sexta-feira

18h – Abertura na Fábrica de Cultura Diadema

19h – Homenagem a Neusa Borges e bate-papo com a atriz

20h – Mostra Brasil I

21h – Roda de Samba

24/08 – Sábado

14h – Cine Teste na Fábrica de Cultura Diadema

20h – Mostra no Meio da Noite no Centro Cultural Serraria

25/08 – Domingo

10h – Lab Cimm – Cinema Autoral no Centro Cultural Diadema

12h – Almoço Cultural

16h – Fórum: Desenvolvimento de Roteiro no Centro Cultural Diadema

26/08 – Segunda-feira

18h – Fórum: Panorama do Cinema Africano no Centro Cultural Diadema

19h – Fórum: Painel dos Festivais do ABC no Centro Cultural Diadema

27/08 – Terça-feira

16h – Mostra Brasil II

19h – Fórum: Foco Cinema Paraibano na Fábrica de Cultura Diadema

28/08 – Quarta-feira

14h30 – Mostra de Animação na Fábrica de Cultura Diadema

19h – Mostra Brasil III na Fábrica de Cultura Diadema

20h – Encerramento

Imprensa:

This website uses cookies.