O evento promovido pela OAB do município conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a participação do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Mauá
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mauá promove, no dia 28 de agosto, a partir das 9h, duas palestras em celebração à Semana da Visibilidade da Mulher Lésbica. O evento busca discutir temas importantes relacionados à saúde e aos direitos das mulheres lésbicas. A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Mauá. É solicitado que quem quiser participar, faça uma doação, não obrigatória de 1kg de ração para cães ou gatos.
Além das especialistas que vão promover as exposições, entre os convidados estão autoridades municipais e estaduais, conselheiros tutelares, representantes de entidades assistenciais e da sociedade civil.
A primeira palestra será ministrada por Edlaine Lima, enfermeira especializada em controle de infecção hospitalar e mestranda em Ciências da Saúde pela Unifesp/SP. O tema abordado será “Vida Sexual – Doenças Prevalentes: Riscos, Sinais e Sintomas”. Edlaine irá discutir as doenças mais prevalentes entre mulheres lésbicas, além de esclarecer sinais, sintomas e formas de prevenção.
Em seguida, Edna Cristina Paião Lopes, advogada especializada em direito de família e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Mauá, ministrará a palestra “Lei Maria da Penha e sua Aplicabilidade às Relações Homoafetivas”. Edna abordará a importância da proteção jurídica às mulheres lésbicas vítimas de violência doméstica, destacando como a Lei Maria da Penha pode ser aplicada em relações homoafetivas.
O evento será na Casa da Advocacia de Mauá, que fica na Rua Vitorino Dell’Antonia, 76, Vila Noêmia.