X

Descaso da gestão Paulo Serra na segurança coloca Santo André como campeã em roubos e furtos no ABC

A criminalidade, que tanto assusta os andreenses, faz com que Santo André lidere um ranking assustador no Estado de São Paulo, o de furtos e roubos na região do Grande ABC.

A cidade registrou mais de 10 mil ocorrências no primeiro semestre de 2024, de acordo com balanço da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Entre janeiro e junho, último mês com dados divulgados pela pasta, Santo André contabilizou 10.337 furtos e roubos de carros, motos, celulares, joias e outros bens, o equivalente a 56 casos por dia. De cada 100 roubos e furtos na região, 37 foram no município.

A quantidade alarmante supera as ocorrências de cinco cidades da região somadas (Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). A segunda colocada do ranking, São Bernardo do Campo, registrou 25% menos roubos e furtos do que a “vizinha”.

Se considerarmos apenas veículos, a situação dos moradores de Santo André piora. Com 2.650 registros, representa 39% dos roubos e furtos nos sete municípios do Grande ABC.

Por que Santo André não consegue combater a criminalidade?

Uma das respostas está no fraco efetivo de sua Guarda Civil Municipal, que na última semana passou a ter 641 agentes de segurança por uma medida populista da atual administração municipal, contratando 73 novos guardas às vésperas da eleição. Há 8 anos não havia contratação. O atual prefeito, Paulo Serra (PSDB), tenta eleger como sucessor o ex-secretário Gilvan Junior, que nunca concorreu a nenhum pleito.

Para se ter ideia, São Bernardo do Campo, que registrou 25% menos furtos e roubos do que Santo André, conta com um efetivo 40% maior.

O aumento do número de guardas municipais é uma das propostas de Eduardo Leite, candidato do PSB à Prefeitura de Santo André, na área da segurança. O postulante ao cargo máximo do Executivo andreense, se eleito, irá ampliar em 50% a quantidade de agentes de segurança para proteger a população.

O plano de governo de Eduardo Leite também prevê a integração entre a GCM e a Polícia Militar no programa Vizinhança Solidária e a instalação de totens de segurança equipados com câmeras de video-monitoramento e sensores com botões de pânico. O candidato do PSB se compromete a transformar Santo André em protagonista no combate à criminalidade.

Imprensa:

This website uses cookies.