Em debate realizado pelo Jornal Repórter Diário, candidato indicado pela atual administração de São Caetano não comparece, em sinal de desrespeito ao eleitor
Na última segunda-feira (23) aconteceu o primeiro e único debate entre os prefeituráveis de São Caetano, realizado pelo Jornal Repórter Diário e divulgado ao vivo pelo Youtube.
Mediado pela jornalista Mariana Fanti, e com apoio do Jornal Diário do Grande ABC, participaram do debate Fabio Palacio (Podemos), Malta Jones (Mobiliza) e Professor Rafinha (Psol).
Como previsto, Tite Campanella (PL) não compareceu a única oportunidade de mostrar seu plano de governo à população da cidade, que tem clamado por mudança. Jair Meneguelli (PT) também não esteve presente. Ambos foram convidados e tiveram seus púlpitos mantidos no debate.
A ausência do indicado à sucessão de Auricchio prova, mais uma vez, que para ele e sua vice, Regina Maura, os problemas de saúde, educação e segurança não precisam ser debatidos, e que a cidade deve se manter do jeito que está.
O debate teve 5 blocos, 2 com tema livre, 2 com perguntas realizadas pelo jornalista Carlos Carvalho, do Repórter Diário, e o último para as considerações finais.
Entre os temas foram abordados Educação, Saúde, Segurança, Mulheres, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Servidores e Mobilidade.
Logo no primeiro questionamento, realizado pelo Professor Rafinha, a respeito dos ataques feitos à mulheres da cidade, pela gestão Tite e José Auricchio Jr., Fabio Palacio salientou o desrespeito à mulher.
“[O governo Tite e Auricchio] não só não faz nada pela mulher, como também maltrata a mulher. Nós vimos nos fatos recentes o prefeito Auricchio maltratando a vereadora do Psol, Bruna Biondi, em uma forma muito desrespeitosa, a chamando de ‘tchutchuca’, faltando com o respeito que deve se dar a qualquer mulher. Também com a repórter do Diário do Grande ABC, faltando com o respeito no momento de sua pergunta, e com Tite e Regina ao lado no momento, não realizando uma ponderação necessária para que pudesse cessar aquela atitude. Faremos de uma maneira diferente, hoje o Caism não tem um aparelho de mamografia, as mulheres tem que fazer isso em outros lugares, nós equiparemos o Caism para que as mulheres possam ser bem atendidas. O local também passará a funcionar aos sábados e no período noturno. Lutaremos pela delegacia da mulher (DDM) também 24h. E o próprio Cream, criado pelo governo atual, faz com que as mulheres só tenham tratamento em horário comercial”, disse.
Quanto a Segurança, Palacio falou sobre a valorização da GCM (Guarda Civil Municipal) e investimento em tecnologia. Já o Professor Rafinha, derrapou em sua fala, mas disse que em seu governo, se eleito, haverá investimento em três eixos, primeiro atuando nas causas, depois realizando patrulhamento, e em seguida o plano de carreira da guarda, acabando com cabide de empregos.
Ao falar de Saúde, Malta Jones exaltou que ali no debate estavam presentes três boas opções para a cidade realmente mudar, e em sua réplica sobre o desmonte e descaso na pasta – assuntos já denunciados pelo Jornal Imprensa ABC nas últimas semanas -, Palacio falou da criação do Saúde em Um Dia, para auxiliar a população da cidade e acabar com as inúmeras filas.
“Essa trinca, Regina, Tite e Auricchio, desmontaram o Sistema de Saúde de São Caetano que já foi muito bom no tempo do [Luiz Olinto] Tortorello. De lá pra cá, nós temos cada vez mais problemas na área da saúde por causa desse desmonte. Temos problemas de filas constantes, é demorado marcar uma consulta com clínico geral, buscar um especialista, fazer um exame, retornar ao especialista, fazer uma cirurgia. A reorganização do sistema precisa priorizar as pessoas, e não os prédios. A prefeitura constrói, constrói e inaugura, e o sistema de saúde está cada vez pior, porque ela está mais preocupada em construir do que de cuidar de gente. No meu governo, vamos reorganizar o Atende Fácil Saúde, o Policlínico Gentil Rstom e o CEM (Centro de Especialidades Médicas) Heloísa Pamplona, eles se transformarão em unidades de Saúde em Um Dia, assim como funciona o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Governo do Estado, em que você chega, faz a consulta no especialista, faz o exame no mesmo momento, retorna ao especialista e se precisar fazer um procedimento que não dependa de preparo, você fará no mesmo dia. Vamos aumentar a resolutividade da saúde de São Caetano”, disse.
Ao encerrar o debate, Palacio agradeceu a Deus, sua família, seu vice, Mario Bohm, sua equipe e candidatos a vereador que participaram do plano de governo, e aos candidatos que tiveram coragem de participar do debate e discutir o futuro da cidade.
“Tite Campanella, Regina e Auricchio não debatem, não ouvem, e não conseguem compreender que com diálogo, ouvindo a população, debatendo a cidade, se pode acertar muito mais, fazendo com que a cidade seja uma cidade mais feliz, próspera e respire transparência, e não permita o retorno da corrupção tão marcante nesses últimos anos em São Caetano, a ponto de termos um prefeito tirado do cargo, e hoje eles só querem fazer a dança das cadeiras e inverterem as ordens”, concluiu Fabio Palacio.